Lewis Hamilton competirá como piloto da Ferrari no Grande Prêmio do Brasil
Lewis Hamilton participará do seu primeiro Grande Prêmio do Brasil como piloto da Ferrari neste fim de semana, uma experiência que seu ídolo Ayrton Senna nunca teve durante sua carreira na Fórmula 1.
O piloto brasileiro Ayrton Senna conquistou a vitória em sua corrida caseira em Interlagos duas vezes, correndo pela McLaren, nos anos de 1991 e 1993. Ao longo de sua carreira, Senna conquistou três campeonatos mundiais e recebeu imenso apoio e influência de seu país natal, cuja herança ainda é sentida nos dias de hoje.
Embora seja amplamente considerado um dos maiores, se não o maior, pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos, um aspecto que faltou em sua carreira foi a experiência de pilotar para a Scuderia Ferrari. Ayrton Senna nunca competiu pela Ferrari, apesar de considerar essa mudança como um ‘sonho’ a ser realizado.
Ele tinha o desejo de se juntar à equipe de Maranello, mas não antes de conquistar o título com a Williams, após deixar a McLaren em 1993. Infelizmente, Senna nunca teve essa oportunidade, pois veio a falecer tragicamente em Imola um ano depois. Agora, Hamilton, que sempre idolatra Senna, irá realizar esse sonho ao competir pela Ferrari neste fim de semana.
Hamilton espera fazer o Brasil “orgulhoso” com novo capacete da Ferrari no GP do Brasil
O sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 possui uma conexão especial com Ayrton Senna e com o Brasil, tendo adquirido a cidadania brasileira em 2021. No ano passado, Hamilton pilotou o McLaren de 1990, que foi o carro campeão de Senna, antes da corrida, conquistando a admiração do público presente.
Em entrevista à GQ Brasil, ele revelou que usará um capacete com as cores da bandeira brasileira durante o Grande Prêmio de São Paulo neste fim de semana. Esta será a ‘primeira vez’ que a bandeira aparece no capacete de um piloto da Ferrari, e ele espera fazer os fãs ‘orgulhosos’, assim como Senna sempre fez.
“É uma sensação estranha, porque eu me lembro de ter crescido assistindo Ayrton e, como todos os outros, sempre me perguntei como seria se Ayrton estivesse em uma Ferrari,” disse Hamilton.
“E agora, pela primeira vez, você verá um capacete com a bandeira brasileira passando por São Paulo em uma Ferrari. Espero fazer as pessoas aqui se sentirem orgulhosas, assim como Senna e sua família.”
Hamilton relembra memórias do Grande Prêmio do Brasil enquanto espera um bom desempenho com a Ferrari
Hamilton venceu o Grande Prêmio do Brasil três vezes, nos anos de 2016, 2018 e 2021. Ele teve vários momentos icônicos no circuito, incluindo a conquista de seu primeiro título de Fórmula 1 em 2008, quando ultrapassou Timo Glock na última volta para superar o piloto local Felipe Massa por apenas um ponto.
Ele se recordou: “Minha primeira vez aqui já foi uma grande emoção. Foi quando me senti mais próximo de Ayrton. Eu sempre o via em filmes e na televisão quando criança. Então, finalmente estar em seu país foi algo especial.”
| Piloto | Vitórias no GP do Brasil |
| Alain Prost | 5 |
| Carlos Reutemann, Michael Schumacher | 4 |
| Sebastian Vettel, Lewis Hamilton, Max Verstappen | 3 |
Sobre a experiência de dirigir o carro de Senna no ano passado, ele acrescentou: “O ano passado foi louco para mim, porque eu costumava assistir a fitas dele fazendo voltas no circuito. É uma pena que a pista estava molhada, teria sido mais legal se estivesse seca. Mas é sempre assim aqui: escaldante ou muito molhado.
“Espero que, com todos os momentos difíceis que tivemos este ano, tudo isso nos tenha preparado para este fim de semana.” Hamilton ainda não alcançou um pódio pela Ferrari em 2025 e está ansioso para quebrar essa sequência neste fim de semana.