Discussão sobre o impacto psicológico na equipe da Red Bull Racing
O CEO e principal responsável pela equipe Red Bull Racing, Laurent Mekies, abordou como a equipe procura proteger seus pilotos e funcionários dos impactos psicológicos que suas funções podem causar, especialmente após demissões para a equipe irmã.
Desafios na equipe
A equipe de Milton Keynes tem enfrentado dificuldades para encontrar um piloto a longo prazo para ocupar a segunda vaga ao lado do quatro vezes campeão Max Verstappen. Liam Lawson foi escolhido para substituir Sergio Pérez na temporada de 2025, mas logo após apenas duas corridas, ele foi rebaixado para a Racing Bulls, com Yuki Tsunoda assumindo seu lugar na Red Bull antes do Grande Prêmio do Japão.
Atualmente, Tsunoda foi promovido a um papel de reserva para a temporada de 2026, com Isack Hadjar assumindo a posição desejada ao lado de Verstappen.
Mekies estava liderando a Racing Bulls na época da demissão de Lawson, e, portanto, pôde observar de perto o impacto psicológico dessa mudança.
Reconhecimento do impacto psicológico
"Bem, estamos plenamente cientes de que o efeito psicológico é enorme", explicou Mekies durante o Autosport Business Exchange em Londres. "Mas não apenas para essas situações relacionadas ao segundo carro, mas para qualquer atleta de alto nível. Aquela última parte do desempenho está intimamente ligada a como você se sente, como você é apoiado e o que está em sua mente."
Criação de um ambiente favorável
Mekies enfatizou a importância de criar um ambiente propício para que os pilotos possam expressar seus talentos da melhor maneira possível. "Estamos realmente tentando apoiar ambos os nossos pilotos com o melhor ambiente possível para que eles possam expressar seu talento. Mas esse mesmo espírito deve ser aplicado a todos os nossos funcionários."
Ele continuou, "Da mesma forma que você precisa criar o ambiente para que os pilotos se expressem e andem rápido, você também precisa criar o ambiente para seus engenheiros, mecânicos e funcionários, para que eles possam expressar seu potencial e talento da melhor maneira. Então, é a mesma filosofia."
O futuro de Isack Hadjar
Após completar sua temporada de estreia na Fórmula 1 com a Racing Bulls, Hadjar garantiu uma vaga em tempo integral na Red Bull. Embora a história da vaga possa parecer intimidadora, ele possui a vantagem de ingressar em um momento de mudança nas regulamentações do campeonato, o que deve tornar a competição mais equilibrada.