Red Bull se prepara para desafio de título em 2026 e pode voltar a ser competitiva em 2025
Além de se preparar para um desafio pelo título em 2026, a Red Bull também pode estar se posicionando novamente na disputa para 2025. Após vencer as duas últimas corridas, Max Verstappen parece ter uma chance remota de conquistar novamente o campeonato de pilotos. A chegada do novo diretor de equipe, Laurent Mekies, ajudou a impulsionar a temporada, assim como uma atualização no chão do carro.
O piloto da McLaren, Oscar Piastri, ainda mantém uma vantagem de 69 pontos sobre o atual campeão, mas a Red Bull pode se sentir encorajada pela forma de seus rivais nas últimas corridas. A equipe não aparenta ser a segunda mais rápida, e até a Mercedes parece estar mais veloz.
Verstappen afirma que “não se importa” em correr atrás da McLaren e tem uma visão realista sobre suas metas, ciente de que, há algumas semanas, suas chances eram praticamente inexistentes. Muitas pessoas agora comentam sobre as chances de Lando Norris, e a crença de que Verstappen tem mais probabilidade de superá-lo do que Piastri está crescendo.
LEIA MAIS: Laurent Mekies admite que Max Verstappen copiou truque “convincente” de Monza para vencer o Grande Prêmio do Azerbaijão.
Laurent Mekies pode mudar a dinâmica da Red Bull, afetando diretamente a Mercedes e Toto Wolff
O “ciumento” Christian Horner sempre desejou o que Toto Wolff tinha, quando ambos eram rivais notórios há alguns anos. Seus debates foram intensos em diversos momentos, deixando os fãs em expectativa constante.
A abordagem de Mekies, que possui formação em engenharia, tende a ser um pouco mais contida e tranquila. Apesar de Mekies e Helmut Marko já terem algumas divergências, a dinâmica entre a Red Bull e seus concorrentes pode sofrer alterações.
No entanto, ao focar mais nas corridas do que em dramas fora da pista, a equipe pode ter descoberto outra vantagem que não possuía anteriormente. Em 2021, Horner frequentemente entrava em conflito com Wolff, e em uma ocasião, registrada pelas câmeras da Netflix no programa Drive to Survive, as tensões ameaçaram explodir durante uma discussão sobre o fenômeno do porpoising.
“Posso dizer que todos vocês estão jogando um jogo perigoso”, afirmou Wolff. “Se um carro acabar na parede porque está muito rígido ou está batendo no fundo, vocês estão na merda, e eu vou atrás de vocês. Não me importo. Se vocês acham que isso é um joguinho e uma questão de desempenho, eu digo que estão muito, muito enganados.”
Horner rebateu o austríaco, apontando que acreditava que o problema estava mais relacionado à sua própria máquina do que a um ponto geral.
“Bem, mude seu carro. Você tem um problema. Mude seu carro”, respondeu ele.
LEIA MAIS: Christian Horner “queria” uma coisa que Toto Wolff tem na Mercedes, mas a Red Bull nunca permitiu antes da demissão.
Como Laurent Mekies pode mudar uma “tendência” na Red Bull em 2026
Laurence Edmondson, da ESPN, reiterou que a abordagem de Mekies pode ser diferente da de Horner e que, publicamente, ele não tentará atacar seus rivais com a mesma frequência. A “tendência” de engenheiros ocupando posições de diretores de equipe significa que tudo se torna um pouco mais calmo, mas isso pode ser algo positivo para a Fórmula 1.
“Acho que é melhor quando você tem essas grandes personalidades à frente das equipes, mas realmente tem havido uma tendência em direção a engenheiros assumindo esses papéis de diretores de equipe”, disse ele.
“Não estou dizendo que todos os engenheiros são chatos, mas eles analisam os problemas de maneira diferente e não são tão adversariais na forma como conduzem seus negócios. Pessoas como Laurent Mekies não vão sair por aí dando declarações à mídia apenas para tentar irritar Toto, buscando alguma reação dele.”