Red Bull e sua nova formação para a temporada de 2026 da Fórmula 1
A equipe Red Bull entrará na temporada de 2026 da Fórmula 1 com seu sexto alinhamento de pilotos diferente nos últimos nove anos.
A permanência de Max Verstappen
Surpreendentemente, Max Verstappen esteve presente em todas essas formações, o que evidencia sua longevidade e consistência como um dos melhores competidores do campeonato. A única preocupação da Red Bull em relação a Verstappen é quanto ao tempo que ele permanecerá na equipe, e não sobre seu comportamento nas pistas.
Desempenho na classificação de construtores
Estar na quarta posição na classificação de construtores não é aceitável para a equipe, e uma mudança é necessária para trazer a Red Bull de volta à disputa pelo título. Yuki Tsunoda está começando a mostrar sinais de evolução, mas o tempo está se esgotando para que ele prove seu valor. Nomes como Isack Hadjar e Liam Lawson estão sendo cogitados como possíveis substitutos.
Opiniões sobre Isack Hadjar
Helmut Marko, consultor da Red Bull, pode se interessar pela postura de Hadjar em relação às ordens de equipe, o que pode torná-lo a opção mais atraente para substituir Tsunoda, especialmente com as novas regulamentações da Fórmula 1 que entrarão em vigor em 2026. A equipe está testando a ‘resistência física’ de um piloto que pode ser uma opção futura, embora ele não esteja preparado até 2027.
Transformações na equipe
A possibilidade de Laurent Mekies, ex-chefe de equipe, assumir um papel na Red Bull pode ser benéfica para Hadjar, já que Mekies já conhece as capacidades e o talento do piloto. Na verdade, Mekies pode implementar uma mudança na Red Bull que transformaria a abordagem da equipe em sua luta pelo campeonato.
O novo ambiente e a estrutura dentro da equipe precisarão de tempo para se consolidar. Após um período de desenvolvimento quase desastroso de 18 meses, a transformação se fez necessária, e as vitórias recentes de Verstappen em duas corridas indicam que a direção que a equipe está tomando é positiva.
Pressão para escolher um piloto para 2026
O tempo está se esgotando para a escolha de um piloto para 2026, mas um comentário feito por Mekies durante sua gestão na Racing Bulls sugere que Hadjar, conhecido por aprender rapidamente, pode ser o piloto certo para ser promovido.
“Começar a temporada com um piloto novato faz parte do DNA desta equipe, e até agora, Isack provou ser um aprendiz rápido e um piloto muito veloz”, afirmou Mekies em entrevista à AUTOHebdo. “Ele aprenderá muito com Yuki, que nos impressionou na última temporada.”
Desempenho de Isack Hadjar
Os resultados de Hadjar indicam que os comentários feitos na pré-temporada têm fundamento. Ele é um dos apenas quatro novatos a ter alcançado um pódio nos últimos dez anos, em um carro que não é considerado mais do que um competidor do meio de pelotão.
Possibilidades para 2026
Tsunoda deverá ‘provavelmente’ competir pela Racing Bulls em 2026, o que abre espaço para que Lawson ou Hadjar sejam promovidos. Lawson já teve essa oportunidade anteriormente, mas não a aproveitou. Sem fazer algo extraordinário nas sete corridas finais da temporada, fica difícil justificar sua nova chance neste momento.
Por outro lado, Hadjar acaba de pontuar em três eventos consecutivos pela segunda vez em 2025, incluindo um pódio. Promovê-lo enquanto sua confiança está alta seria um ótimo início para sua carreira na Red Bull.
A importância da confiança
Como já foi observado em múltiplas ocasiões, a confiança é um fator chave para competir contra alguém como Verstappen. O bom desempenho de Hadjar a cada final de semana está oferecendo à Red Bull menos justificativas para contratar outro piloto.