Kyle Larson em busca do segundo título da NASCAR
Kyle Larson está não apenas buscando conquistar seu segundo título na NASCAR Cup Series neste domingo à tarde no Phoenix Raceway, mas também a oportunidade de se aproximar dos campeões que vieram antes dele.
Inspiração em campeões
“Eu realmente admirei Tony Stewart e Jeff Gordon, que são campeões múltiplos,” afirmou Larson durante o dia de mídia do Championship 4. “Para mim, vencer um segundo título me aproximaria de alcançar … eles são, de certa forma, meus objetivos, sinto que. Eu gostaria de alcançá-los e, quem sabe, superá-los um dia.”
Larson ressaltou que “acho que isso é o que tornaria a conquista de um segundo título tão gratificante, além de muitos outros motivos.”
Legado dos campeões
Tony Stewart é um campeão da Cup Series em três ocasiões, tendo conquistado os títulos em 2002, 2005 e 2011. Jeff Gordon, por sua vez, venceu quatro campeonatos ao longo de sua carreira, com conquistas em 1995, 1997, 1998 e 2001. Ambos são membros do Hall da Fama da NASCAR, e Larson dirige para a equipe da qual Gordon é vice-presidente.
Experiência e desempenho
Larson é o único piloto na corrida do campeonato que já venceu um título anteriormente. A equipe No. 5 da Hendrick Motorsports conquistou seu primeiro título em 2021. Nesse mesmo ano, Phoenix Raceway foi o anfitrião da corrida pelo título pela segunda vez.
No domingo, o circuito sediará sua sexta corrida como anfitrião do campeonato. No entanto, desta vez, existem incertezas maiores sobre a força do pacote de pista plana da Hendrick Motorsports. Phoenix é um oval rápido e relativamente plano de uma milha, e apesar de colocar pilotos na Championship 4 nas últimas temporadas, a equipe não conquistou um campeonato na pista com o carro Next Gen.
Preparação e confiança
“Eu diria que esta é provavelmente a melhor sensação que tive sobre o que estamos trazendo para a Championship 4 em comparação a qualquer outro ano,” afirmou Larson. “Todos na Hendrick Motorsports trabalharam para melhorar nosso programa em pistas curtas e planas. Fomos a Gateway [St. Louis] e fomos muito fortes; em New Hampshire, fomos realmente bons; e Phoenix é um pouco semelhante a esses lugares.”
Ele acrescentou que “portanto, sinto que teremos uma oportunidade melhor de vencer um campeonato do que já tivemos na era do Next Gen. Isso me motiva e me deixa animado.”
Resultados recentes e evolução
Larson liderou 52 voltas e terminou em 12º lugar em St. Louis. Duas semanas depois, ele liderou quatro voltas e finalizou em 7º lugar em New Hampshire.
Um teste de pneus realizado em St. Louis durante o verão é creditado como o responsável pela mudança de desempenho da Hendrick Motorsports. Larson, o chefe de equipe Cliff Daniels e a equipe No. 5 foram os representantes da Chevrolet no teste, e a organização analisou os dados obtidos antes dos playoffs.
Última oportunidade para o pacote
A corrida do campeonato de domingo será a última e mais importante apresentação do pacote. “Acho que aquele teste em Gateway foi extremamente importante porque conseguimos experimentar diferentes configurações e achamos que a nova configuração era melhor,” disse Larson. “Levamos essa configuração para todas as pistas curtas desde então, e o desempenho definitivamente melhorou. Isso dá confiança de que, tudo bem, provavelmente vai funcionar em Phoenix, mas você só sabe quando chega à pista. Portanto, estou ansioso para começar e ver o que temos e ter uma ideia de como será nosso fim de semana.”