Ação Legal de Felipe Massa
A ação legal do ex-piloto de Fórmula 1 Felipe Massa contra o ex-chefe da F1, Bernie Ecclestone, a Formula One Management e a FIA enfrenta um atraso na definição sobre sua continuidade. Após uma audiência de três dias, o juiz Jay confirmou que "o julgamento será reservado para ser proferido em uma data futura".
Reivindicações de Massa
O ex-piloto da Ferrari busca uma compensação de £64 milhões por danos relacionados à perda de ganhos e patrocínios, argumentando que é o verdadeiro vencedor do campeonato de Fórmula 1 de 2008, que perdeu para Lewis Hamilton por apenas um ponto. O piloto brasileiro afirma que o Grande Prêmio de Cingapura de 2008, que foi o centro do infame caso Crashgate, influenciou diretamente o resultado do campeonato.
Massa alega uma violação de contrato ou de dever. Seus advogados argumentam que Ecclestone estava ciente de que a colisão de Nelson Piquet Jr. durante o Grande Prêmio de Cingapura de 2008 foi deliberada e que ele e a FIA falharam em investigar o incidente. Ecclestone, a FIA e a FOM negam as alegações.
O advogado de Ecclestone, David Quest KC, declarou em uma nota escrita que os argumentos de Massa "são uma tentativa equivocada de reabrir os resultados do Campeonato de Pilotos de F1 de 2008".
Declarações de Felipe Massa
Massa explicou à versão em português do site Motorsport.com, em 2023, que "é bastante claro que vamos terminar apenas quando tivermos um resultado que acreditamos ser correto para a justiça do esporte". Ele continuou dizendo: "Por isso decidimos reunir uma equipe jurídica muito grande e importante. Estou fazendo isso pelo esporte, estou fazendo isso para mostrar que a manipulação não faz parte do nosso esporte".
O ex-piloto enfatizou: "Não estou fazendo isso por dinheiro, estou fazendo isso pela justiça do esporte. Portanto, qualquer pessoa que tente escrever sobre o dinheiro está completamente errada".
Massa também reconheceu que, embora exista compensação, como os altos custos que está enfrentando com o caso, "definitivamente não estou fazendo isso [por dinheiro]".