Williams e o Impacto de Drive to Survive
O diretor da equipe Williams, James Vowles, apontou a série da Netflix Drive to Survive como um "ponto de virada" para a Fórmula 1, ao discutir como a mídia transformou o campeonato.
Popularidade da Fórmula 1
A popular série documental teve um papel fundamental no aumento da popularidade da Fórmula 1 nos Estados Unidos, bem como entre o público mais jovem. Desde seu lançamento em 2019, a série proporcionou aos fãs uma visão mais íntima das personalidades dos pilotos e de partes de suas vidas pessoais, resultando em um aumento significativo no número de seguidores desses pilotos nas redes sociais.
Seguidores nas Redes Sociais
Atualmente, o piloto sete vezes campeão Lewis Hamilton lidera a lista de seguidores no Instagram, com 40,5 milhões. Charles Leclerc, da Ferrari, possui 20,5 milhões de seguidores, enquanto o quatro vezes campeão Max Verstappen conta com 16,2 milhões de seguidores.
Além dos pilotos, os chefes das equipes também têm conquistado atenção nas redes sociais. Desde que assumiu o cargo de diretor da Williams em 2023, Vowles acumulou 542 mil seguidores no Instagram.
Declarações de James Vowles
“Eu não vim aqui por causa do lado das celebridades”, explicou Vowles durante uma participação no podcast Business of Sport. “Eu vim aqui porque amo o desafio e amo o papel. Eu amo o esporte. É o único esporte… É o único trabalho que eu realmente conheço, em uma perspectiva mais ampla.”
Vowles também comentou sobre o impacto positivo que a presença da Netflix trouxe para a Williams e para o esporte como um todo. “É realmente bom para a Williams. É realmente bom para o esporte ter esse lado das coisas. A Netflix, francamente, foi um ponto de virada absoluto, e o filme da F1 é apenas uma continuação disso."
Reflexão sobre a Fama
"Não é um verdadeiro status de celebridade. Se eu não estivesse desempenhando essa função amanhã, com o tempo isso desapareceria e alguém ocuparia meu lugar, e eu acho que o mundo seria melhor com isso ao longo do tempo", acrescentou Vowles.
Ele destacou que a fama não o transformou. “Então, isso é diferente de um status de celebridade que vem de outra forma. Não mudou quem eu sou. Não mudou o que faço como resultado das coisas. Você é mais reconhecido na rua ou em outros lugares, mas na verdade, todas as interações que tive, talvez isso mude, são apenas pessoas que estão felizes por estarmos em um bom caminho novamente.”
Suporte da Torcida
Vowles continuou: "Então, não são pessoas criticando a direção do progresso. São pessoas apoiando para onde estamos indo."
Resultados Recentes da Williams
Recentemente, Carlos Sainz, da Williams, conquistou seu primeiro pódio desde que se juntou à equipe no Grande Prêmio do Azerbaijão, que também foi o primeiro pódio sob a liderança de Vowles. No momento, a equipe ocupa a quinta posição no campeonato de construtores, com um total de 101 pontos.