Jak Crawford faz sua estreia na Fórmula 1
Jak Crawford fará sua estreia na sessão de Treinos Livres 1 com a equipe Aston Martin na próxima sexta-feira, durante o Grande Prêmio da Cidade do México da Fórmula 1.
Desempenho em Fórmula 2
Atualmente, Crawford ocupa a segunda posição na classificação de pilotos de sua terceira temporada na Fórmula 2. Ele assumirá o volante do carro AMR25 de Lance Stroll no Autódromo Hermanos Rodríguez.
"Estou muito animado para pilotar o AMR25 na próxima semana no México, na minha primeira sessão oficial de Fórmula 1", afirmou o jovem de 20 anos. "Eu trabalhei de perto com a equipe durante todo o ano, então dar esse próximo passo e ter tempo na pista em um fim de semana de Grande Prêmio é realmente empolgante. Anunciar isso no Texas, onde sou de, torna tudo ainda mais especial."
Oportunidade para um jovem piloto
A Aston Martin decidiu proporcionar ao seu protegido uma primeira experiência de pilotagem na Fórmula 1 durante um fim de semana de corrida. Crawford já testou os três carros anteriores da equipe em diversas ocasiões desde junho de 2024 e tem estado fortemente envolvido no programa de simulador da equipe.
Essa iniciativa também permite que a Aston Martin cumpra suas obrigações regulatórias, que determinam que cada carro deve ser pilotado por novatos em duas ocasiões ao longo da temporada. O piloto reserva da Aston Martin, Felipe Drugovich, já substituiu Fernando Alonso em Bahrain e na Hungria, o que significa que Stroll terá que ceder seu carro a um jovem piloto novamente até o final do ano.
Comentários da equipe
"É fantástico dar ao Jak a oportunidade de participar do Q1 no México”, comentou Andy Cowell, chefe da equipe. “Ele demonstrou uma maturidade real e forneceu um feedback técnico sólido ao longo do ano, e essas sessões são uma parte importante de como desenvolvemos jovens talentos."
Cowell também destacou que "Jak teve uma temporada forte na Fórmula 2 e tem sido um contribuinte chave para o desenvolvimento tanto do AMR25 quanto do AMR26. Esta é uma grande chance para ele continuar progredindo enquanto nos ajuda a coletar dados valiosos."
Superlicença e futuro na F1
Crawford está praticamente certo de que será elegível para uma superlicença até o final do ano, uma vez que precisa de um resultado entre os cinco primeiros na Fórmula 2 e sua vantagem sobre o sexto colocado, Pepe Martí, é de 57 pontos. Contudo, até o momento, ele não conseguiu a graduação para a Fórmula 1, com a Aston Martin mantendo, como esperado, Alonso e Stroll, enquanto a nova equipe Cadillac optou por veteranos como Sergio Perez e Valtteri Bottas.