Franco Colapinto se Preparando para a Temporada de Fórmula 1 de 2026
Franco Colapinto está apresentando uma "maturidade muito maior" em sua preparação para a temporada de Fórmula 1 de 2026, de acordo com Flavio Briatore, conselheiro executivo da Alpine.
Trajetória de Colapinto na Fórmula 1
O jovem piloto argentino está prestes a participar de sua primeira campanha completa na Fórmula 1. Anteriormente, Colapinto teve participações em 2024, quando entrou em uma vaga de corrida durante a temporada com a equipe Williams, e novamente em 2025, quando substituiu Jack Doohan na Alpine a partir do Grande Prêmio da Emília-Romagna.
Colapinto enfrentou uma temporada difícil em 2025, quando a Alpine decidiu mudar seu foco para a reformulação das regulamentações de 2026, resultando em um desempenho que não lhe rendeu pontos ao final da temporada. Este cenário se contrastou de forma marcante com sua passagem pela Williams, onde conseguiu chegar ao Q3 e marcar seus primeiros pontos em apenas sua segunda corrida, no Grande Prêmio do Azerbaijão.
Confiança da Alpine em Colapinto
Embora Colapinto tenha enfrentado críticas em alguns momentos por parte de Briatore, a Alpine eventualmente renovou sua confiança no piloto. Em novembro passado, durante a etapa brasileira, a equipe anunciou a extensão do contrato de Colapinto para 2026.
“Ano passado foi o primeiro ano de Franco na Fórmula 1. Havia muitas expectativas, e tudo não foi gerido da melhor forma,” afirmou Briatore quando questionado pela Motorsport.com sobre como Colapinto seria avaliado em 2026. “Neste ano, você pode ver a expressão no rosto de Franco, ele está muito mais maduro. Ele não é mais como a criança que tivemos no ano passado.”
Desempenho nas Corridas
Durante as corridas da temporada passada, Colapinto frequentemente demonstrou um ritmo semelhante ao de seu companheiro de equipe mais experiente, Pierre Gasly. No entanto, a qualificação se mostrou um ponto fraco para ele, terminando a temporada com um saldo de 17-5 em qualificação, a favor de Gasly.
“Nós passamos muito tempo com ele neste inverno,” acrescentou Briatore. “O principal problema de Franco era a qualificação, porque nas corridas ele estava rápido, assim como Pierre. Ele apenas precisava dirigir o carro e qualificar-se usando seu talento, e não de forma emocional. Ele está evoluindo. Ele é muito bom na fábrica. Passamos muito tempo no simulador, muito tempo no simulador. Fizemos tudo que era possível fazer.”
Expectativas para a Temporada de 2026
Colapinto ecoou os comentários de seu chefe e enfatizou que, agora, a Alpine deve entregar resultados, com a equipe buscando avançar significativamente após terminar na última posição do Campeonato de Construtores de 2025.
“Como equipe, não temos mais desculpas,” afirmou Colapinto. “A unidade de potência mudou e as regulamentações mudaram. Agora, precisamos colocar o trabalho em prática e entregar desempenho. No ano passado, estávamos focando em 2026, e agora 2026 chegou. É hora de ir em busca dos resultados que a equipe merece. Todos têm trabalhado muito. Esperamos que seja um carro rápido. Parece bom, esperamos que seja veloz, e podemos alcançar os resultados que esperamos.”