Reconhecimento do Filme F1 no Oscar
O filme F1 avançou um passo em direção ao reconhecimento no Oscar após ser incluído em cinco das listas de pré-indicação da Academia.
Listas de Pré-Indicação
As listas anunciadas no início desta semana revelaram que o longa-metragem da Apple TV foi mencionado nas categorias de Cinematografia, Música (Trilha Sonora Original), Música (Canção Original), Som e Efeitos Visuais. A canção "Drive", do artista britânico Ed Sheeran, foi selecionada entre as 15 músicas que ainda estão em disputa pela categoria de Melhor Canção Original. Além disso, o filme também permanece como candidato por seus efeitos físicos bem elaborados.
Outros Títulos na Lista
Junto com o filme estrelado por Brad Pitt, outro título da Apple, chamado The Lost Bus, também foi incluído na lista de pré-indicação para Efeitos Visuais.
Categorias e Concorrentes
Este ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas publicou listas em 12 categorias diferentes. O filme F1 é um dos 16 que figuram na lista de cinematografia, um dos 20 na lista de trilha sonora original e um dos 10 nas categorias de som e efeitos visuais.
Na categoria de som, o filme concorre com grandes produções, como Avatar: Fire and Ash, Frankenstein e o popular musical Wicked: For Good. Já na categoria de efeitos visuais, F1 compete com outras nove produções, incluindo Tron: Ares e Jurassic World Rebirth.
Importância da Indicação
Embora estar na lista de pré-indicações não garanta uma nomeação, isso reafirma o sucesso do filme, que arrecadou mais de 630 milhões de dólares nas bilheteiras globais.
Processo de Nomenclatura
A votação para as nomeações terá início em 12 de janeiro do próximo ano e se encerrará em 16 de janeiro. Os nomeados finais serão confirmados em 22 de janeiro, com a cerimônia de premiação marcada para ocorrer no Dolby Theatre em Hollywood no dia 15 de março.
Direção e Produção
Dirigido por Joseph Kosinski, o filme F1 se destaca como uma das raras produções centradas em esportes motorizados a alcançar o Oscar. O filme Grand Prix (1966), de John Frankenheimer, conquistou três prêmios nas categorias de som, montagem de filme e efeitos sonoros. Mais recentemente, Ford v Ferrari, de James Mangold, foi indicado ao prêmio de Melhor Filme e venceu nas categorias de Melhor Edição de Filme e Melhor Edição de Som na 92ª edição do Oscar.
Expectativas para o F1
Se o filme F1 conseguir converter esta lista de pré-indicações em nomeações oficiais, será um momento raro para a indústria cinematográfica e um significativo impulso de confiança para os responsáveis pela produção, que conta com Lewis Hamilton como produtor executivo, além de Jerry Bruckheimer como produtor.