Kimi Raikkonen e sua participação no Top Gear
Kimi Raikkonen sempre foi conhecido por fazer as coisas a seu modo, mas recentemente, Andy Wilman, ex-produtor do programa Top Gear, revelou um episódio em que "repreendeu" o piloto por não se empenhar o suficiente durante sua participação na atração da BBC.
A experiência de Raikkonen no programa
Durante uma conversa no podcast Midweek F1, Wilman relembrou a passagem de Raikkonen pelo programa, que ocorreu quando o piloto celebrava seu retorno à equipe Lotus. Na ocasião, ele era esperado para realizar uma volta no carro econômico em um dia chuvoso em Dunsfold, mas suas tentativas não foram satisfatórias.
“Raikkonen apareceu no programa,” contou Wilman. “Todo mundo estava fazendo suas voltas. Era um dia de chuva e nós pensamos: ‘Oh, ele não vai conseguir.’ Mas ele é Kimi e pensávamos: ‘OK, ele vai se esforçar.’”
Tentativas frustrantes
No entanto, as tentativas iniciais do piloto finlandês não corresponderam às expectativas do produtor. “Eu desci para ver o cara que estava com o cronômetro, Nick Dalton, que estava com o relógio em mãos. Eu perguntei: ‘Como ele está indo? Como está o tempo dele?’ E ele respondeu: ‘Não muito bem.’”
O campeão mundial de Fórmula 1 de 2007 estava a caminho de seu motorhome e parecia pronto para encerrar sua participação, mas Wilman não estava disposto a deixá-lo ir.
“Ele entrou no motorhome e disse: ‘Terminei, já fiz o suficiente,’” continuou Wilman. “Ele não estava sendo antipático, mas apenas afirmava: ‘É um dia de chuva.’”
Mudança nas condições e nova tentativa
Com a pista começando a secar, o produtor de Clarkson’s Farm decidiu pedir ao seu convidado uma nova chance para fazer uma volta rápida, mas encontrou Raikkonen sem pressa.
“Eu entrei um pouco atrasado porque ele estava em uma poltrona reclinável, aquecido e totalmente esticado como o Joey de Friends,” comentou Wilman. “Eu disse: ‘Kimi, está secando agora. Não posso te dizer seu tempo, mas não foi brilhante e sabemos que você pode ir mais rápido.’ E ele respondeu: ‘Não, eu não posso.’”
A repreensão de Wilman
Wilman insistiu que o piloto tentasse novamente, afirmando que as condições haviam melhorado. “Eu disse: ‘Se você olhar pela janela, verá que está definitivamente secando.’ E ele, com imensa má vontade, se levantou para olhar pela janela e disse: ‘Não está,’ e então voltou a se deitar.”
Neste momento, Wilman perdeu a paciência. “Então eu meio que perdi a calma com ele e o repreendi,” admitiu, “dizendo: ‘Há tantas pessoas aqui esperando para ver você fazer um retorno… e será sua responsabilidade se você não fizer algo.’”
Resultados da reprimenda
“Depois disso, ele se levantou e fez mais algumas voltas, conseguindo ser um pouco mais rápido,” relatou Wilman. “Aquele foi o dia em que eu dei uma bronca no Kimi.”