Fabio Quartararo e o Mercado de Pilotos de 2027
Fabio Quartararo está se preparando para ser um dos principais protagonistas no mercado de pilotos de 2027, com o campeão mundial de 2021 atualmente ainda distante de lutar por outro título com a equipe Yamaha.
Trajetória de Quartararo na MotoGP
O piloto francês chamou a atenção em sua temporada de estreia em 2019, quando conseguiu subir ao pódio em sete corridas e desafiou Marc Marquez em algumas provas de forma intensa.
Fabio Quartararo foi escolhido para substituir Valentino Rossi na equipe oficial da Yamaha a partir da temporada de 2021 – uma oportunidade que ele aproveitou ao máximo, conquistando o título mundial naquele ano.
Embora tenha levado sua defesa do título em 2022 até a última corrida contra Pecco Bagnaia, a Yamaha claramente estava perdendo desempenho, com Quartararo não conseguindo vencer uma corrida desde aquela temporada.
Apesar de suas frustrações em relação ao progresso da Yamaha, ele assinou um novo contrato de dois anos, com um valor significativo, na temporada passada para continuar com o fabricante japonês, que tenta convencê-lo sobre seu potencial com um novo projeto V4.
Desafios com a Nova Moto
No entanto, o teste inicial de Quartararo com a nova moto em Misano no mês passado não gerou comentários positivos por parte do francês, que sentiu que os problemas existentes na moto de motor em linha quatro ainda prevalecem na nova V4.
Possibilidade de uma Mudança para uma Equipe Satélite
Em 2023, Marc Marquez decidiu deixar um lucrativo contrato com a equipe Honda para se juntar à equipe satélite Gresini, pilotando uma Ducati de um ano – e sem salário – com o objetivo de reconstruir sua confiança e tentar lutar por resultados melhores novamente.
Marquez venceu três grandes prêmios em 2024 antes de se mudar para a equipe de fábrica da Ducati, com a qual dominou em 2025, conquistando seu sétimo título mundial.
No início deste ano, houve rumores intensos sobre Pedro Acosta considerando uma mudança semelhante para 2026 com a equipe VR46 Ducati, à medida que suas frustrações com o início não competitivo da KTM aumentavam.
A temporada de Marquez na Gresini claramente mudou a percepção entre os principais pilotos de fábrica sobre a possibilidade de mudanças para equipes satélites.
Quartararo comentou: “você sempre precisa avaliar as coisas”, ao ser questionado sobre a consideração de uma mudança semelhante, mas acredita que tem qualidade suficiente para conquistar um contrato de fábrica em algum lugar.
“Bem, no final, o Marc foi para a Gresini em um momento em que todos já tinham contrato e estava entre ciclos de contrato,” ele disse à DAZN.
“Claro, vou ter que tomar uma decisão. Nós ainda precisamos analisar isso, porque ainda acho que é muito cedo.”
“Mas eu acredito que, com o potencial que temos, merecemos uma equipe de fábrica.”
“Entretanto, você sempre precisa ponderar as coisas e ver um pouco como a Yamaha trabalha na nova moto.”