Uso da Tecnologia na Produção do Filme F1
Se há algo que o filme F1 realizou com sucesso, foi a ampla utilização de tecnologia para aproximar o espectador de uma corrida de Fórmula 1 como nunca antes. Não é surpresa que o filme tenha conquistado recentemente dois prêmios no Critics’ Choice Awards, um na categoria de edição e outro na categoria de som. Em um vídeo recente da Apple TV, a produção detalha como a tecnologia foi empregada.
Inovação e Paralelos com a Fórmula 1
"História da Fórmula 1 está repleta de histórias como essa. Equipes que surgem do nada e, de alguma forma, encontram um jeito de inovar ou realizar um milagre e vencer. Foi um paralelo interessante com o processo de fazer o filme", declarou o diretor Joseph Kosinski em entrevista.
Fazendo algo que nunca havia sido realizado antes, a equipe de produção construiu grandes partes do filme durante os fins de semana de corridas de Fórmula 1.
Desafios de Captura de Som
“Esse trabalho é completamente único”, afirmou Gareth John, gerente de som da produção. “Nunca pensei que me encontraria tentando gravar diálogos em uma pista de F1 ao vivo, um ambiente bastante hostil, na verdade, com todo o barulho que está acontecendo e as frequências de rádio dos carros, além de outras equipes de filmagem.” Para tornar isso viável, a equipe se apoiou em equipamentos de transmissão de nível automobilístico: “Estamos usando RFs da Siemens e transmissores de vídeo da Cobham para transmitir o som dos carros de volta para mim.”
O áudio apresentou um desafio, mas filmar em carros personalizados que estavam sendo conduzidos pelos atores Brad Pitt e Damson Idris trouxe uma nova gama de barreiras. "Neste filme, precisávamos colocar a unidade de gravação em algum lugar em um carro que não tem espaço de armazenamento. Quero dizer, há apenas espaço suficiente para o motorista", continuou Kosinski.
Captura de Imagens com Câmeras Inovadoras
"Agora temos 16 ângulos diferentes no carro. É a primeira vez que temos uma câmera remota que pode girar e se mover", acrescentou o produtor Jerry Bruckheimer. As câmeras precisavam ser capazes de capturar imagens em 4K enquanto transmitiam os dados para os locais receptores distribuídos ao longo do circuito. Para isso, a equipe de produção teve que construir não apenas hardware personalizado, mas também códigos específicos para que tudo funcionasse em conjunto, sobrevivendo ao ambiente de pilotagem em alta velocidade em diversos circuitos.
“Nós escrevemos um software e, sem dúvida, conseguimos nos comunicar com as câmeras, falar com o controle da lente. Tudo que você vê no carro em RF, praticamente nós construímos e especificamente para se adequar a este carro.”
Reconhecimento da Indústria
Com um enorme sucesso de bilheteira e inúmeras indicações a prêmios, parece que a indústria está recompensando uma produção liderada por engenheiros, e a Fórmula 1 está recebendo bastante atenção ao lado disso.