O diretor da equipe de Fórmula 1 da Audi, Jonathan Wheatley, afirmou que a equipe está no esporte com o objetivo de conquistar o prêmio máximo do Campeonato Mundial.
Esse objetivo não será atingido imediatamente, uma vez que a equipe declarou, no lançamento de seu carro competidor de 2026, que pretende lutar por títulos a partir da temporada de 2030.
Audi F1 ‘aqui para desafiar, evoluir e, em última análise, vencer’
Deseja mais cobertura da PlanetF1.com? Adicione-nos como uma fonte preferida em sua lista de favoritos do Google para receber notícias em que você pode confiar.
Audi revelou a paleta de cores de seu primeiro carro oficial de Fórmula 1, o R26, que apresenta um design dividido em duas metades, uma clara e outra escura, que parece ser uma evolução do carro conceito R26 apresentado no final de 2025.
Após assumir completamente a operação da Sauber em 2025, a equipe adicionará sua própria unidade de potência de fábrica na próxima temporada e buscará avançar de forma constante do status de ‘desafiante’ até se tornar concorrente ao campeonato até 2030.
Wheatley, que já experimentou um sucesso considerável em títulos na Fórmula 1 com Benetton, Renault e Red Bull, afirmou que está buscando implementar uma mentalidade de campeão em uma equipe que, tradicionalmente, ficou entre os intermediários durante grande parte de sua existência antes da aquisição pela Audi.
“A Fórmula 1 é o esporte em equipe mais complexo do mundo. É movida por pessoas”, disse ele.
“Nossa jornada até o topo é construída sobre um plano claro, mas será definida pela nossa mentalidade: resiliência, precisão e curiosidade incansável.”
Mais sobre o lançamento do carro F1 2026
F1 2026: Lançamentos de carros confirmados e dias de teste para grandes mudanças regulatórias.
F1 2026 revelado: O potencial transformador do ‘Active Aero’ foi revelado.
“Nós iremos construir uma equipe que incorpora isso. Estamos aqui para desafiar, evoluir e, em última análise, vencer.”
Com a paleta de cores do R26 oficialmente revelada, uma tonalidade de titânio na frente do carro é acentuada por detalhes em ‘Vermelho Lava’ nas bordas de sua caixa de ar e nas laterais, com a mesma cor vermelha contrastando com o preto na parte traseira do carro, todos marcados com patrocínios e o logo dos ‘Quatro Anéis’.
Uma transição gradual para uma equipe de fábrica da Audi tem ocorrido desde que a marca anunciou que completaria a aquisição total da Sauber, com a colocação de pessoal chave não apenas para gerenciar a mudança, mas para estabelecer as bases para a chegada da Audi.
Dada a quantidade de trabalho que ocorreu não apenas em Hinwil, mas também na base da unidade de potência da Audi em Neuberg, na Alemanha, e em seu centro de tecnologia no Reino Unido, em Bicester, Wheatley comentou:
“Este carro é a manifestação física de milhares de horas de trabalho árduo de um grupo extremamente talentoso de pessoas em nossas instalações”, afirmou ele.
“Hoje, iniciamos esta jornada com imenso orgulho, mas também com humildade. Este é apenas o primeiro dia de uma longa campanha.”
“Nossa missão é incorporar uma DNA de campeonato em cada fibra desta equipe. Uma cultura de resiliência, precisão e curiosidade incansável, onde não paramos diante de nada para encontrar desempenho.”
“Para todos aqui, a empolgação vem deste desafio: construir uma equipe que se torna mais forte a cada volta, a cada reunião de análise e a cada corrida.”
“Transformaremos nossa ambição de longo prazo em realidade nas pistas, dia após dia, decisão após decisão.”
Começando do zero, a Audi se juntará às demais equipes no Circuito de Barcelona-Catalunya para um teste de shakedown, com corridas permitidas em três dos cinco dias disponíveis, oferecendo tempo suficiente para acumular quilometragem valiosa entre 26 e 30 de janeiro.
Deseja ser o primeiro a saber informações exclusivas do paddock da F1? Junte-se ao nosso canal de transmissão no WhatsApp para receber as últimas novidades de nossa equipe de jornalistas credenciados.
Você também pode se inscrever no canal do YouTube da PlanetF1 para recursos exclusivos, ouvir nossos jornalistas do paddock com histórias do coração da Fórmula 1 e muito mais!
Leia a seguir: Primeiras imagens do carro Racing Bulls 2026 surgem enquanto a equipe realiza uma demonstração em Imola.