Acidente no Grande Prêmio do Japão
Horas após a colisão durante a corrida sprint do Grande Prêmio do Japão, que foi provocada pelo atual campeão da MotoGP, Jorge Martin, a Aprilia reuniu Martin e Marco Bezzecchi para discutir o incidente e amenizar a situação.
O campeão vigente, Martin, fraturou a clavícula direita após um movimento mal calculado no início da corrida sprint, que também resultou na eliminação de seu companheiro de equipe, Bezzecchi.
Reação ao Acidente
A reação de Martin ao sinal de largada foi rápida. Assim que liberou a embreagem, ele se moveu para o lado direito da pista, encontrando um espaço que o posicionou bem para a primeira zona de frenagem. O problema, conforme o que aconteceu a seguir, foi que ele carregou velocidade demais. A moto RS-GP escapuliu em sua direção, ele acionou os freios e acabou caindo.
A trajetória de Martin o levou diretamente em direção a Bezzecchi, que foi violentamente deslocado da linha de corrida e caiu em direção ao lado externo da pista. O acidente resultou em uma fratura na clavícula direita de Martin e um grande hematoma em sua perna direita. Embora seja uma infelicidade, a gravidade da situação foi menor do que poderia ter sido.
Cirurgia e Recuperação
O piloto espanhol retornará à Espanha no próximo domingo, onde o Dr. Xavier Mir o aguardará em Barcelona para realizar uma cirurgia na segunda-feira. Após os primeiros exames em Motegi, Martin foi transferido de helicóptero para um hospital local, que confirmou o diagnóstico inicial.
Por volta das 17h30, ele já estava de volta ao circuito e, às 18h, foi visto caminhando pelo paddock. Ele percorreu os quase 200 metros do centro médico até o escritório de sua equipe a pé, com o braço em uma tipoia, acompanhado pelo chefe de comunicações da Aprilia, Antonio Boselli, um membro de sua equipe de gestão e sua parceira, Maria.
No caminho, ele parou, abraçou Maria e desabou em lágrimas. Momentos após entrar na sala privada preparada para ele, o CEO da Aprilia Racing, Massimo Rivola, apareceu, segurando suavemente a cabeça de Martin em um gesto de consolo.
Encontro entre os Pilotos
Cinco minutos depois, Bezzecchi chegou. O piloto italiano bateu na porta, entrou e se apoiou em uma mesa lateral, enquanto um membro da equipe da Aprilia pegava um telefone para que os dois pudessem rever o incidente juntos. O encontro durou apenas quatro minutos antes que os pilotos se cumprimentassem e Bezzecchi deixasse o local.
“Jorge continuou perguntando como Marco estava”, disse Boselli ao Motorsport.com, que presenciou toda a cena. “Foi Jorge quem pediu para Marco vir até aqui para que pudesse se desculpar.”
Nenhum dos dois pilotos conversou com a imprensa, por motivos evidentes. Contudo, Marc Márquez, um dos pilotos que mais se identificam com Martin devido ao seu próprio histórico de lesões, fez algumas declarações.
Palavras de Márquez
“Ninguém precisa me dizer o que Jorge está passando. Eu me sinto muito mal por ele. O que ele tem que fazer agora é passar pela cirurgia, se recuperar, voltar a correr, aproveitar um inverno tranquilo e, no próximo ano, voltar como o piloto que era”, disse a estrela da Ducati, que, em poucas horas, poderia suceder Martin como campeão.
Foto Oficial da Temporada
A foto oficial da grade da MotoGP para esta temporada foi adiada diversas vezes e finalmente foi tirada na quinta-feira, no Japão, que é a 17ª parada do calendário. Nela, Martin posou com a placa #1 que o identifica como o campeão vigente. Essa foto comemorativa pode acabar se tornando a mais efêmera de todas, pois tudo parece estar se encaminhando para que Márquez conquiste o título neste domingo.
É uma sorte, portanto, que a foto tenha podido ser tirada na quinta-feira, considerando que Martin fraturou a clavícula direita apenas dois dias depois.