Última Rodada da Temporada 2025
É a rodada final da temporada de 2025 e, embora Rafael Câmara já tenha garantido o título, ainda há muito em jogo em Monza. O título de equipes ainda está em disputa, enquanto a luta para ser o vice-campeão do Campeonato de Pilotos continua, com cada piloto no paddock buscando terminar o ano em alta.
RETROSPECTIVA DE MONZA: Momentos marcantes em nossas visitas ao Templo da Velocidade
À medida que continuamos a prévia da Rodada 10, aqui estão algumas histórias para ficar de olho.
A LUTA PELO CAMPEONATO DE EQUIPES
A equipe TRIDENT busca selar o título duplo após o triunfo de Câmara e chega para sua corrida em casa com 282 pontos, liderando a Campos Racing por 19 pontos. Ambas as equipes têm chances de conquistar o título neste fim de semana, com a equipe italiana tentando garantir seu segundo Campeonato de Equipes, enquanto seria o primeiro da equipe espanhola na Fórmula 3.
Todos os seis pilotos – Câmara, Charlie Wurz e Noah Stromsted pela TRIDENT, e Mari Boya, Nikola Tsolov e Tasanapol Inthraphuvasak pela Campos – terão um papel a desempenhar para suas equipes. Entre eles, já conquistaram 10 das 18 corridas até agora neste ano e alcançaram um total de 22 pódios, portanto, ambas as equipes estão confiantes de que seus pilotos estarão na disputa neste fim de semana.
Como as equipes têm se mostrado muito equilibradas ao longo do ano, não será surpresa se a decisão do título for definida nas últimas voltas da Corrida Principal.
A DISPUTA PELO SEGUNDO LUGAR
No início do ano, cada piloto teria adorado ganhar o título, mas com Câmara tendo conquistado essa honra, a corrida para terminar o mais alto possível na classificação está em andamento. Atualmente, Boya ocupa a segunda posição com 108 pontos, enquanto seu colega de equipe Tsolov está apenas alguns pontos atrás, ocupando o terceiro lugar. Também estão na disputa Tim Tramnitz, Martinius Stenshorne, Stromsted e Théophile Nael.
Todos, exceto Nael, venceram pelo menos uma corrida neste ano, embora o piloto da Van Amersfoort Racing tenha três pódios em seu nome. Portanto, a forma está presente e todos eles já demonstraram suas capacidades ao longo do ano e estarão ansiosos para encerrar a campanha na posição mais alta possível. Resta saber quem sairá em segundo.
UMA ÚLTIMA CHANCE DE GLÓRIA
Com o novo carro tendo alterado a ordem competitiva do grid no início da temporada, algumas equipes encontraram seu ritmo rapidamente, enquanto outras foram se aproximando ao longo do ano após algumas semanas iniciais lentas.
A final em Monza oferece a cada equipe a oportunidade de sair para os testes de inverno com muito impulso, colocando-as em um estado mental positivo para 2026. Uma equipe em particular espera que seja assim, e essa é a PREMA Racing, que somou apenas oito pontos nas cinco primeiras rodadas. No entanto, desde então, conquistou 69 pontos e subiu da última colocação para a oitava posição na Classificação de Equipes – e se algumas circunstâncias tivessem favorecido a equipe no domingo em Silverstone, Spa-Francorchamps e Budapeste, eles poderiam ter conseguido a primeira vitória da temporada com Ugo Ugochukwu.
A equipe agora se dirige ao seu terreno natal, buscando chegar ao pódio em 2025, mas sabe que suas nove rivais também terão o mesmo objetivo de encerrar a temporada em alta em Monza.