Alex Marquez Aumenta Vantagem na Classificação da MotoGP
No mesmo dia em que seu irmão mais velho, Marc, se machucou em um confronto com Marco Bezzecchi, Alex Marquez ampliou sua vantagem nos pontos da MotoGP sobre Francesco Bagnaia para 88, em sua busca por completar um histórico primeiro e segundo lugar no campeonato mundial para a família Marquez.
Dificuldades no Início da Corrida
No entanto, o piloto da Gresini temia ter se despedido da corrida antes mesmo de ela começar, quando não conseguiu acionar seu dispositivo de largada frontal. “Comecei a corrida de uma maneira realmente ruim. Não consegui acionar o dispositivo frontal, então disse ‘adeus’ à corrida”, revelou Alex.
“Por sorte, consegui fazer um bom início, mas ainda perdi algumas posições.” Apesar de Marc e Bezzecchi terem sido eliminados à sua frente na primeira volta, Alex emergiu uma posição abaixo da sua posição de largada, em oitavo lugar.
“Eu não sabia em que posição estava nas primeiras voltas. Eu estava apenas tentando ser constante e não cometer erros”, comentou.
Conquista de Posições durante a Corrida
O pódio parecia muito distante, mas, de repente, em uma volta, percebi que o grupo estava ali”, explicou Marquez. Depois de avançar para a sétima posição quando Joan Mir caiu, Marquez ultrapassou Fabio Quartararo na volta 10, Luca Marini na volta 14, Raul Fernandez na volta 15, Pedro Acosta na volta 22 e, finalmente, Alex Rins na volta 23, de um total de 27 voltas.
“Eu estava em um grupo formado pelos pilotos da Yamaha, Quartararo e Rins, que estavam super rápidos com o pneu traseiro macio no início, e foi impossível ultrapassá-los”, detalhou.
“Mas depois comecei a ultrapassar e me senti um pouco melhor. Fiz tudo com paciência, apenas tentando não cometer erros.” A ultrapassagem sobre Rins colocou Marquez na segunda posição, atrás do seu companheiro de equipe, Fermin Aldeguer, com apenas algumas voltas restantes.
No entanto, Acosta retaliou e Marquez terminou um fim de semana difícil na terceira colocação.
Reflexões sobre o Desempenho
“Nas últimas duas voltas, Pedro foi mais rápido do que eu”, admitiu Alex. “Ele me ultrapassou e eu disse que um pódio é aceitável após todos os problemas que tivemos neste fim de semana.”
“É um bom resultado. No ano passado, sofremos muito aqui. No papel, esta era uma das minhas pistas mais fracas aqui em Mandalika, então conseguimos nos sair muito bem.”
Impacto na Classificação do Campeonato
Com Bagnaia não pontuando em nenhuma das corridas em Mandalika, Alex agora pode se dar ao luxo de perder uma média de 21 pontos para o piloto da Ducati nas quatro últimas etapas e ainda garantir a segunda colocação no campeonato.
Para colocar isso em perspectiva, Bagnaia só superou Alex por 21 pontos ou mais em uma corrida até agora nesta temporada, que foi no Japão.
“Conseguimos muitos pontos importantes para nossa segunda posição no campeonato – agora precisamos olhar para frente para a Austrália”, disse.
Próxima Corrida
O Grande Prêmio da Austrália de MotoGP ocorrerá de 17 a 19 de outubro.