Desempenho de Fermin Aldeguer na MotoGP
Alex Marquez comentou que o estilo de pilotagem natural do novato da MotoGP, Fermin Aldeguer, foi claramente “melhor do que todos os outros na Ducati” durante o Grande Prêmio da Indonésia.
Vitória de Aldeguer
Após ter a vitória tirada por Marco Bezzecchi, da Aprilia, na última volta da corrida Sprint, Aldeguer assumiu a liderança na sétima volta do Grande Prêmio e não olhou para trás. Com seu principal rival, Bezzecchi, eliminado na primeira volta após uma colisão com Marc Marquez, Aldeguer aumentou sua vantagem para mais de nove segundos antes de desacelerar na volta final.
O companheiro de equipe da Gresini, Alex Marquez, completou o pódio em terceiro lugar, logo atrás de Pedro Acosta, da KTM, mas a quase oito segundos de Aldeguer.
Análise do Desempenho
“Durante todo o final de semana, especialmente a partir da Q2, Fermin conseguiu ser realmente rápido com o pneu macio. Ele foi muito constante e conseguiu manter uma alta velocidade nas curvas”, explicou Alex. Ele acrescentou que “sua maneira natural de pilotar foi realmente perfeita para esta pista, e melhor do que todos os outros na Ducati neste traçado”.
“Ele estava fazendo a diferença, considerando que a moto é bastante semelhante à nossa, e tudo sobre a configuração”, completou.
Tentativas de Alex Marquez
O vice-campeão acrescentou que tentou copiar as linhas de Aldeguer, mas isso não teve um resultado positivo. “Ele conseguiu pilotar de uma maneira muito livre”, disse Marquez. “Vimos isso nos dados. Eu acho que ele caiu apenas na Q1, mas isso foi um erro comum de novato.”
Marquez relatou: “Quando tentei duas vezes, tanto nos treinos quanto na classificação, fazer aquelas linhas, acabei caindo duas vezes! Então, eu não consegui fazer isso. Apenas por seu estilo de pilotagem, ele foi muito melhor do que nós. Foi uma grande ajuda para nós termos essa referência durante todo o final de semana.”
Desempenho nas Voltas
O melhor tempo de volta de Aldeguer foi impressionante, com uma diferença de 0,488 segundos em relação ao mais próximo, Fabio di Giannantonio, e também superou o recorde de volta anterior estabelecido por Enea Bastianini no ano passado. Apesar de ter pilotado sozinho na maior parte da corrida e desacelerando nas fases finais, Aldeguer terminou a corrida com o tempo de 41 minutos e 7,651 segundos, um resultado próximo ao tempo de vitória do ano anterior, que foi de 41 minutos e 4,389 segundos, por Jorge Martin, também pilotando uma GP24.
Comparação de Tempos de Volta
O gráfico a seguir mostra como os tempos de volta de Aldeguer se comparam com os do pódio da MotoGP da Indonésia de 2024.
Conquista da Gresini
Além disso, Alex destacou que a vitória de Aldeguer significa que todos os pilotos da Gresini agora conquistaram uma vitória na MotoGP desde o início da parceria da equipe com a Ducati em 2022: Enea Bastianini, Fabio di Giannantonio, Marc Marquez, Alex Marquez e agora Aldeguer.