Desempenho de Bagnaia em Sepang
O piloto da Ducati, Francesco Bagnaia, reconheceu que foi surpreendido pelas condições climáticas desafiadoras em Sepang na última sexta-feira. Essa situação resultou em sua eliminação da corrida direta para o Q2, após um dia que havia começado promissor.
Falha na Estratégia de Tempo
Bagnaia comentou que deixou a área dos boxes tarde demais para participar de uma disputa final por voltas rápidas, o que parecia improvável quando a chuva forçou todos a se recolherem para suas garagens alguns minutos antes.
“É mais minha culpa por não estar no Q2, porque comecei da garagem muito tarde e tive apenas duas voltas”, afirmou Bagnaia. “Nessas condições, ter mais duas voltas é melhor, então foi mais culpa minha.”
Desempenho em Práticas Anteriores
Apesar de não ter apresentado o ritmo necessário para avançar ao Q2 nas duas corridas anteriores desde sua vitória no Japão no mês passado, o desempenho de Bagnaia em Sepang parecia promissor. O bicampeão mundial demonstrou velocidade razoável durante os treinos secos, alcançando o segundo melhor tempo na Primeira Prática Livre.
Ele também se mostrou competitivo no início da sessão de prática, registrando o terceiro melhor tempo após as primeiras voltas "bancárias".
Avaliação do Potencial do Motociclo
Em meio a especulações sobre a possibilidade de Bagnaia testar as especificações das motos de 2024 e 2025 durante o dia, a avaliação do piloto nativo de Turim em relação a qualquer melhoria geral no potencial foi cautelosa.
“O [motociclo] se sente mais como o que eu racei [no domingo passado] em Phillip Island, então é melhor em comparação com o restante do final de semana em Phillip Island e o [final de semana] inteiro na Indonésia.
“Comecei bem, consegui trabalhar um pouco nas motos. E, felizmente, essa pista também está me ajudando, então [foi] um pouco melhor.
“Mas estou lutando. A sensação ainda não está lá em termos de desempenho. Não consigo frear e [entrar nas curvas] da maneira que quero. Estamos trabalhando nisso, mas com certeza é um começo melhor em comparação com os últimos dois finais de semana.”
Estabilidade da Ducati nas Retas
Ao ser questionado sobre a estabilidade da Ducati nas retas, um assunto que tem sido amplamente discutido desde que surgiram imagens de Bagnaia balançando em Phillip Island, o piloto também foi cauteloso em sua resposta.
“Está um pouco melhor, sim. Mas desde a Áustria, temos enfrentado mais movimentos e ainda estamos tentando entender a causa.”