Vantagem Psicológica para os Abaixo do Radar
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, acredita que existe uma “vantagem psicológica” em ser considerado um azarão na disputa pelo título da Fórmula 1.
Contexto da Competição
Os comentários de Wolff surgiram após Max Verstappen, piloto da Red Bull, reduzir mais uma vez sua desvantagem de pontos em Austin, ao conquistar vitórias tanto na corrida sprint quanto no Grande Prêmio. O campeonato de pilotos da F1 de 2025 parecia destinado ao McLaren antes da pausa de verão, mas a dinâmica mudou nas últimas semanas, com Verstappen e sua equipe recuperando o terreno perdido. O piloto holandês venceu três das últimas quatro corridas e atualmente está a apenas 40 pontos do líder do campeonato, Oscar Piastri, com cinco grandes prêmios ainda por disputar no calendário.
A Perspectiva de Wolff
Embora poucas pessoas vejam um quatro vezes campeão mundial como um azarão, Wolff considera que há uma vantagem em estar na posição de caçador, em vez de ser a presa na Fórmula 1. “No passado, era Max, eu acredito, e depois foi Sebastian nessa busca”, comentou Wolff aos repórteres após o Grande Prêmio dos Estados Unidos.
“O azarão sempre tem um pouco de vantagem psicológica – porque se a probabilidade está definitivamente contra Max, não sei, eu já calculei isso antes, mas está em torno de 19% ou 21% – algo nesse sentido. Então, você observa que a probabilidade é muito baixa – um DNF pode mudar tudo”, completou.
Efeitos das Probabilidades na Condução
Com as chances contra Verstappen, Wolff acredita que isso altera a forma como um piloto dirige. Alguém com uma vantagem confortável tende a correr menos riscos e a ser mais calculado em seus ataques, enquanto o piloto em busca da vitória pode ser mais ousado em suas manobras na pista. Isso, segundo ele, foi evidente na corrida de domingo no Circuito das Américas.
“Eu acho que isso afeta a condução. Você sabe o quão agressivo pode ser ao tentar uma ultrapassagem”, explicou Wolff. “Talvez você tenha visto isso com Lando hoje – ele fez isso no final, mas foi complicado em alguns momentos decidir se deveria se arriscar ou não”.
Desempenho de Lando Norris
Lando Norris, da McLaren, perdeu a segunda posição logo no início da corrida para Charles Leclerc no GP dos Estados Unidos. Ele passou a primeira fase da corrida tentando alcançar e ultrapassar o Ferrari, conseguindo realizar a manobra na volta 21, e recuperando a segunda posição após as paradas nos boxes na volta 51.
Reconhecimento ao Desempenho de Verstappen
Quando questionado sobre a reviravolta que Verstappen e a Red Bull mostraram, Wolff admitiu que o holandês é o piloto a ser batido na Fórmula 1 atualmente. “Eu acho que Max é excelente”, afirmou. “Eles simplesmente mudaram o carro e esse carro é o mais competitivo no momento, e ele está pontuando muito. Ele é o melhor que um piloto pode ser”.
Atualmente, Verstappen possui 306 pontos no campeonato mundial, em comparação a 346 de Piastri e 332 de Norris, com cinco grandes prêmios e duas corridas sprint restantes em 2025.