Reação dos fãs da F1 ao incidente entre Lance Stroll e Esteban Ocon no Grande Prêmio dos Estados Unidos
Os fãs de Fórmula 1 reagiram ao ousado intento de ultrapassagem de Lance Stroll sobre Esteban Ocon durante a corrida Sprint do Grande Prêmio dos Estados Unidos. O quarto evento Sprint da temporada de 2025 foi emocionante ao longo das 19 voltas no Circuito das Américas, em um contraste marcante com os desfiles relativamente tímidos que costumam caracterizar as corridas em formato mais curto.
A ação teve início assim que as luzes se apagaram, com a dupla que liderava a corrida, composta por Lando Norris e Oscar Piastri, se envolvendo em um incidente na primeira curva. Ambos os pilotos da McLaren foram forçados a abandonar a corrida antes mesmo de ela realmente começar, uma situação que pode ter consequências críticas na disputa de Max Verstappen pelo título, que ocorreu em um momento decisivo.
Verstappen também se viu em uma situação delicada ao evitar um acidente com George Russell, quando ambos saíram da pista na volta 12. No entanto, não houve contato entre eles, e o piloto holandês conseguiu manter sua liderança até a bandeira quadriculada.
Stroll foi o responsável por um safety car tardio que levou Verstappen e o restante do pelotão a cruzar a linha de chegada sob a bandeira amarela, o que gerou descontentamento entre os fãs da F1 em relação à maneira como ele provocou a exibição das bandeiras amarelas.
Críticas dos fãs sobre a manobra arriscada de Lance Stroll
Os internautas rapidamente se dirigiram à plataforma social X (anteriormente conhecida como Twitter) para discutir o papel do canadense no acidente, que resultou na não classificação tanto dele quanto de Ocon ao final da corrida. Um usuário comentou: “Lance Stroll fazendo o que sempre faz”, ecoando o sentimento de outro fã que postou: “Esse foi um daqueles movimentos típicos do Stroll.”
A manobra representou o primeiro abandono de Stroll na temporada, e após sua retirada do Grande Prêmio da Espanha em junho, alguns torcedores acreditam que ele deveria ser punido com uma suspensão de corrida por sua participação no incidente. “Como Stroll nunca foi banido de uma corrida é algo que me surpreende”, comentou um fã, enquanto outro destacou que ele precisa enfrentar consequências, escrevendo: “Eu ficaria muito bravo se fosse Ocon, Stroll tem que ser punido.”
Um fã lembrou do talento do ex-piloto de F1, Daniel Ricciardo, para manobras de frenagem tardia ao observar o acidente de Stroll, postando: “Stroll achou que era o Ricciardo em seu melhor momento.”
Antes do final de semana de corrida em Austin, o piloto reserva da Aston Martin, Felipe Drugovich, revelou quão próximo Stroll esteve de deixar a F1 antes do início da temporada anterior. Um fã chamou a atenção para o fato de que ele não faria falta caso decidisse se retirar: “Stroll é perigoso. Se houver um piloto que eu não sentiria falta se saísse, esse é ele.”
Reação de Calum Nicholas, ex-mecânico da Red Bull, sobre a colisão entre Stroll e Ocon em Austin
Após colidir com o Haas de Ocon e acabar na área de escape na primeira curva, ficou evidente que o dano na suspensão dianteira direita do AMR25 teria como consequência a aposentadoria precoce do piloto canadense. Contudo, Stroll decidiu tentar percorrer toda a extensão do circuito de 3,4 milhas para levar o carro de volta aos boxes, o que acabou espalhando mais detritos pela pista.
Calum Nicholas, ex-engenheiro da Red Bull, compartilhou suas opiniões sobre a decisão do piloto de 26 anos, postando na plataforma X, acompanhada por um emoji de face-palm: “Não… Como você vai dirigir isso de volta para a pista?”
No programa de cobertura da BBC 5 Live do evento, o ex-piloto de F1 Damon Hill destacou um problema na primeira curva do circuito texano, afirmando: “Ele vem de muito longe e, claro, esse é o problema com essa primeira curva. O cara que está nesta situação está pegando a linha de corrida e vem bem em cima do piloto que é tentado a fazer uma manobra arriscada.”