A chegada oficial da Cadillac ao grid da Fórmula 1 está prevista para os próximos meses, à medida que as preparações para a temporada de 2026 se intensificam.
A mais recente mudança nas regras representa uma das alterações mais aguardadas da história, com o potencial de reverter a perspectiva do campeonato de construtores. Neste momento, ainda não está claro como a Cadillac se encaixará nesse cenário, mas a equipe já deve ter uma noção de quão competitiva poderá ser.
A Cadillac tomou uma decisão estratégica ao contar com a experiência de Valtteri Bottas e Sergio Pérez para a nova regulamentação da Fórmula 1 em 2026. Isso significa que, caso a equipe tenha um desempenho abaixo do esperado, a culpa não deverá recair sobre os pilotos.
James Vowles, no entanto, discorda da opinião de Pérez sobre a Cadillac e espera que a equipe norte-americana enfrente dificuldades em sua temporada de estreia. Para minimizar a falta de experiência, a Cadillac ofereceu a funcionários de outras equipes da F1 salários “três vezes” maiores, buscando assim tornar-se um lugar mais atraente para trabalhar.
LEIA MAIS: Sergio Pérez realizando trabalho “inestimável” nos bastidores antes da estreia da Cadillac em 2026.
Cadillac pode adicionar ‘caos’ ao pit-lane da F1 em 2026 com dois carros extras
Com a chegada da Cadillac, será a primeira vez em uma década que a Fórmula 1 contará com 22 carros em pista, quando a próxima temporada começar. Em 2016, os carros eram consideravelmente menores e mal cabiam no pit-lane.
Diante de problemas sérios no pit-lane nesta temporada, que envolveram colisões e discussões entre os pilotos disputando espaço na fila durante as classificações, a inclusão da Cadillac tornará a gestão e a fiscalização dessa situação ainda mais desafiadoras.
A Cadillac já superou suas rivais na realização de testes de chassis para a próxima temporada, mas isso provavelmente se deve ao fato de que a equipe não está competindo atualmente. Quando se juntarem ao grupo, o repórter Josh Suttill, da The Race, aponta que isso apenas aumentará o “caos” no pit-lane.
“Há um outro elemento interessante para o próximo ano”, disse ele. “Com a chegada da Cadillac, se os jogos de [pit-lane] ainda forem parte da F1, então haverá dois carros extras se juntando ao caos tático.”
LEIA MAIS: Ted Kravitz suspeita que a Cadillac de Sergio Pérez poderá ter uma vantagem sobre a Red Bull em uma área crucial.
Como a Cadillac está se preparando para ingressar na Fórmula 1 em 2026?
A Ferrari deverá “ajudar” Pérez e Bottas em sua preparação para o retorno ao grid nas próximas semanas, como parte de uma parceria entre a Cadillac e a equipe italiana.
A Ferrari fornecerá motores para a Cadillac nos próximos dois anos e, como a nova equipe provavelmente não representará uma ameaça significativa, está disposta a permitir que utilizem um carro mais antigo em um teste de TPC, ajudando assim os pilotos a se familiarizarem com o desempenho do veículo.
Existem diversos benefícios nessa colaboração, como a familiarização com a dirigibilidade e a entrega de potência do motor.
No entanto, com a nova configuração prevista para 2026, a forma como a potência será transmitida para as rodas traseiras pode acabar sendo muito diferente durante os testes de pré-temporada que ocorrerão em janeiro.