Lando Norris deseja seguir os passos de Max Verstappen em outras competições de corrida
Lando Norris confirmou que adoraria emular Max Verstappen ao competir em outras séries de corridas após sua passagem pela Fórmula 1. O piloto da McLaren expressou interesse em participar de competições de resistência, um campo que Verstappen já começou a explorar.
A experiência de Max Verstappen
Duas semanas atrás, Verstappen competiu com um Porsche GT4 no Nordschleife, parte da Nurburgring Endurance Series, com o objetivo de obter uma licença que lhe permite correr com GT3s na icônica pista conhecida como "Green Hell". Neste sábado, o quatro vezes campeão de Fórmula 1 fará sua estreia em uma corrida de GT3 no Nordschleife, pilotando um Ferrari 296, pois ele sempre falou sobre sua paixão por automobilismo de resistência.
A aventura de Verstappen no Nurburgring foi discutida com os pilotos da Fórmula 1 antes do Grande Prêmio do Azerbaijão no último fim de semana. Norris revelou que a competição em carros esportivos de endurance é algo que o interessa.
O futuro de Lando Norris
O piloto da McLaren pode ter um caminho facilitado para essa nova empreitada, já que a equipe com sede em Woking planeja participar do Campeonato Mundial de Endurance de 2027, com a ambição de conquistar a vitória geral nas 24 Horas de Le Mans.
“Eu adoraria”, disse Norris, que já participou das 24 Horas de Daytona, tendo competido ao lado de Fernando Alonso e Phil Hanson em 2018, um ano antes de ingressar na Fórmula 1. “Eu vi Zak [Brown, CEO da McLaren] falar sobre isso outro dia em relação a Le Mans, e eu adoraria.”
Norris reflete sobre sua carreira, afirmando que não pretende permanecer na Fórmula 1 para sempre. “Quero fazer outras coisas e viver minha vida – tentar novas experiências, sabe?” Ele enfatiza que aproveitará seu tempo na Fórmula 1 e que, em algum momento, pode misturar sua participação em outras corridas, embora não tenha certeza se isso ocorrerá antes ou após sua aposentadoria da F1.
“Eu gostei de correr em Daytona. Fiz isso com Fernando, então foi uma experiência incrível para mim na época. Mas seja em Le Mans, Daytona ou Sebring, eu quero fazer outras coisas. Acredito que a única coisa que provavelmente nunca farei é corrida em ovais, isso não é para mim”, acrescentou Norris.
O foco atual na Fórmula 1
Norris destacou que precisará encontrar o momento certo para competir em outros campeonatos, principalmente porque está em uma disputa com seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, pela conquista do título de Fórmula 1 em 2025. Ele explicou que todo o foco está voltado para essa meta. A McLaren também espera continuar lutando por futuros campeonatos, se tudo correr conforme o planejado, enquanto Verstappen não está envolvido na disputa pelo título deste ano, apesar de ter vencido as últimas quatro temporadas.
“I respect Max for going and doing such a thing, he’s in a much easier position to go and do those things”, adicionou Norris. Ele reconheceu que se Verstappen estivesse lutando por um campeonato, isso não pareceria o mais apropriado, mas, devido à sua posição atual, tendo conquistado quatro campeonatos mundiais, sua situação é mais favorável.
“Mas certamente no meu futuro, vou fazer isso. Porque eu acho que tenho o mesmo desejo e vontade que Max de fazer outras coisas e apenas seguir o que eu gosto”, concluiu Norris.