Christian Horner aguarda sinal verde para iniciar novo capítulo na Fórmula 1 após confirmar saída da Red Bull
Christian Horner, de 51 anos, confirmou sua saída da Red Bull após 20 anos à frente da equipe. Durante sua gestão, Horner levou a Red Bull a conquistar oito campeonatos de pilotos com Sebastian Vettel e Max Verstappen, além de seis títulos de construtores.
Após o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, Horner foi demitido do cargo de chefe de equipe e foi substituído por Laurent Mekies, que lidera a Racing Bulls. Mesmo após a demissão, ele permaneceu vinculado à Red Bull em Milton Keynes, pois possuía um contrato até 2030.
Na segunda-feira, a Red Bull confirmou oficialmente que o britânico foi dispensado de todas as suas funções, recebendo uma compensação de 80 milhões de libras da equipe. Horner decidiu abrir mão de um valor adicional de 30 milhões de libras da Red Bull para se tornar disponível para outras equipes em uma data anterior ao que estava previsto.
Horner está totalmente focado na Fórmula 1, apesar de relatos de que o ex-CEO Bernie Ecclestone teria sugerido a ele a possibilidade de se envolver com a MotoGP. O dirigente estará livre para assinar com outra equipe no próximo ano, após um período de “jardim de infância”, que pode ser mais curto do que se pensava inicialmente.
Christian Horner pode retornar à Fórmula 1 no Grande Prêmio da China em 2026
Informações indicam que Horner pode reingressar na Fórmula 1 no verão de 2026, após o término de seu período de “jardim de infância” com a Red Bull. No entanto, o jornalista Diego Mejia divulgou que ele pode voltar antes, no Grande Prêmio da China, que está agendado para ocorrer em abril.
Em declarações à FOX Sports MX, Mejia explicou: “Entendemos que há um período que os britânicos chamam de ‘jardim de infância’. Isso significa que, ao deixar uma equipe ou empresa, é necessário cumprir um período em que não se pode trabalhar para outro empregador.
“Não se pode ir a outra fábrica ou sede de empresa, mesmo que se possa, presumimos, ter algum tipo de contato e começar a dar os próximos passos para que, quando esse prazo expire, você possa iniciar um novo projeto.
“Esse prazo, segundo o que ouvimos, deve terminar no início do próximo ano, quando estaremos no Grande Prêmio da China, e, a caminho de Bahrain e Jeddah, ele poderá ser integrado à operação de outra equipe de Fórmula 1.”
Qual equipe de Fórmula 1 Christian Horner deseja se juntar após deixar a Red Bull?
Diversas equipes de Fórmula 1 manifestaram interesse nos serviços de Horner desde sua saída da Red Bull. Sua vasta experiência e mentalidade vencedora seriam ativos valiosos para qualquer equipe no grid.
As opções de Cadillac e Ferrari estão descartadas para o dirigente de 51 anos, com Alpine ou Aston Martin sendo os destinos mais prováveis. Relatos também sugerem que Horner poderia investir na Haas, buscando assumir um papel de proprietário.
Horner tem se reunido com Flavio Briatore em conexão com suas ligações a Enstone. Há informações de que ele estaria interessado em se juntar à Alpine, visto que isso representaria uma oportunidade de reconstruir uma equipe e levá-la de volta à parte superior do campeonato, já que atualmente ocupa a última posição na classificação de construtores.
A Aston Martin proporcionaria um reencontro com Adrian Newey e a Honda, com quem Horner teve um sucesso significativo na Red Bull. No entanto, o contrato de Newey poderia interferir na contratação de Horner, caso ele desejasse, devido a rumores de desavenças entre os dois.