Atualização sobre Lewis Hamilton na Ferrari
Lewis Hamilton forneceu uma atualização sobre seu progresso na adaptação à equipe Ferrari após sua chegada no início do ano. O piloto, que é campeão mundial por sete vezes, se juntou à equipe de Maranello após uma longa passagem de 12 anos na equipe Mercedes de Fórmula 1 e 18 anos trabalhando com os motores da Mercedes. Embora Hamilton tenha conquistado a vitória na corrida de sprint na China, ele ainda não conseguiu subir ao pódio em uma corrida de grande prêmio e discutiu suas dificuldades em se adaptar à nova equipe e ao novo motor.
Desafios na Adaptação
O chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur, reconheceu anteriormente que tanto ele quanto Hamilton podem ter subestimado as dificuldades que surgiriam com a mudança para o piloto britânico. Hamilton confirmou que ainda não se sente 100% confiante com os freios, mas acredita que está progredindo.
"Eu acho que ainda há algumas melhorias a serem feitas em termos de quão agressivo posso ser. O carro tem sido bastante instável, então ainda não estou 100% confiante ao frear quando estou atacando. Na última corrida, estive bem, mas nesta corrida não senti tanto isso com a configuração que acabamos tendo", explicou Hamilton após o Grande Prêmio do Azerbaijão.
Reflexões sobre o Desempenho
Hamilton comentou sobre a situação da equipe, afirmando que, embora tenham progredido, não obtiveram resultados satisfatórios nas últimas corridas. "É meio louco, porque estamos progredindo, mas realmente não tivemos resultados nas últimas corridas. Mas não é que não haja progresso, então acho que seremos capazes de ter um bom final de semana e um bom resultado", disse ele.
Na corrida realizada no Circuito da Cidade de Baku, Hamilton terminou em oitavo lugar após ter começado na 12ª posição, o que foi um resultado decepcionante para o que havia começado como um final de semana promissor para o piloto de 40 anos.
Desempenho nas Práticas e Qualificações
Tanto Hamilton quanto seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, apresentaram um desempenho forte durante a segunda sessão de treinos, conquistando as duas primeiras colocações na tabela de tempos. No entanto, após um acidente de Leclerc na qualificação e uma eliminação de Hamilton na Q2, a equipe terminou a corrida em oitavo e nono lugares.
"Sim, foi um resultado decepcionante, como mencionei ontem, eu estava me sentindo tão otimista", explicou ele à Sky Sports F1. "Acho que durante os treinos, após o P2, honestamente, me senti muito bem no carro e acho que, no final, seguimos na direção errada com o carro. Mas nossa velocidade final na corrida simplesmente não estava à altura dos caras à nossa frente."
Hamilton também comentou sobre a importância da qualificação: "Mas a qualificação claramente é tão importante se você olhar para onde a Williams estava. Eles fizeram um ótimo trabalho, parabéns a eles. Que resultado incrível para nós ao darmos tudo."
Ele acrescentou: "Quero dizer, estou feliz por ter avançado da 12ª posição, mas não me importo muito com essa posição."