Grande Prêmio do Azerbaijão permanece no calendário da Fórmula 1 até 2030
O Grande Prêmio do Azerbaijão continuará a fazer parte do calendário da Fórmula 1 até 2030, após a série ter assinado um contrato de extensão de quatro anos com os organizadores de Baku.
Continuidade da corrida
A corrida, que conta com um significativo apoio do regime governante de Baku, estava programada para sediar a última corrida de seu contrato atual no próximo ano. No entanto, agora permanecerá como uma presença constante no calendário da F1.
Declarações de Stefano Domenicali
O CEO e presidente da Fórmula 1, Stefano Domenicali, comentou: "Há uma energia incrível na cidade de Baku e, desde nosso primeiro Grande Prêmio aqui em 2016, a Fórmula 1 tem recebido constantemente uma recepção calorosa e entusiástica do povo do Azerbaijão. O circuito é único, com trechos técnicos e longas retas que se estendem pela deslumbrante orla e pela histórica cidade velha, proporcionando uma corrida emocionante e divertida a cada ano."
Domenicali também enfatizou: "Esta renovação reflete a forte confiança e o compromisso entre a Fórmula 1, o Governo do Azerbaijão e o promotor, e abre caminho para um futuro empolgante no país. Gostaria de agradecer ao presidente Ilham Aliyev e ao ministro Gayibov pelo investimento contínuo e pelo compromisso em evoluir o evento; a Anar Alakbarov e à Federação Automobilística do Azerbaijão por defenderem a Fórmula 1 no país; e à equipe do Baku City Circuit por seus esforços ao longo do ano para oferecer uma experiência excepcional para nossos fãs, pilotos e equipes."
Aniversário do circuito
A corrida no circuito de rua de Baku celebra seu 10º aniversário este ano, tendo ingressado inicialmente no calendário da Fórmula 1 como o Grande Prêmio da Europa em 2016. Desde então, a prova é realizada como o Grande Prêmio do Azerbaijão, exceto em 2020, quando a corrida foi cancelada devido à pandemia de COVID-19.
Características do circuito
A corrida ocorre em um circuito de rua de seis quilômetros, caracterizado por longas retas e curvas de 90 graus. O traçado inclui uma estreita seção em forma de castelo que serpenteia ao redor da antiga cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, antes de retornar para uma aceleração ao longo da costa do Mar Cáspio.
Vencedores únicos
Destacando-se como uma anomalia no calendário da F1, o ex-piloto da Red Bull, Sergio Pérez, é o único vencedor repetido desde que o circuito foi adicionado ao calendário em 2016. Por outro lado, Charles Leclerc, da Ferrari, ainda não conquistou a vitória na corrida, apesar de ter assegurado quatro pole positions consecutivas.
Impacto na logística do calendário
A permanência de Baku no calendário da Fórmula 1 pode ser uma notícia positiva para os organizadores que esperam reavivar o Grande Prêmio da Turquia no Istanbul Park. Isso abre possibilidades logísticas para o que atualmente é um fim de semana isolado, que conecta a temporada europeia à próxima etapa em Singapura.