Desempenho de Fabio Quartararo Com a Nova M1 V4 da Yamaha
Fabio Quartararo, campeão mundial de 2021, afirmou que a nova M1 equipada com motor V4 da Yamaha não resolverá todos os problemas da equipe na MotoGP. O piloto francês admitiu que se sente "pior" com a nova moto em comparação com a versão anterior de motor inline-four.
Teste em Misano
Quartararo fez esses comentários após terminar em 17º lugar na sessão de testes da manhã em Misano, ficando pouco mais de um segundo atrás do piloto da Gresini, Alex Marquez. Esta foi a segunda vez que Quartararo pilotou a nova moto V4 que a Yamaha está desenvolvendo para a temporada de 2026, após um teste privado em Barcelona na semana anterior.
Embora tenha conseguido identificar alguns pontos positivos durante a corrida em Barcelona, Quartararo confessou que teve dificuldades em encontrar aspectos fortes na nova concorrente da Yamaha durante a metade do teste em Misano. “No momento, está pior”, disse ele ao ser questionado sobre as diferenças em relação à variante de motor inline-four. “Em Barcelona, sentimos alguma diferença, que para mim foi de uma maneira melhor. Aqui, ainda não a encontramos.”
Expectativas em Relação à Nova M1
Quando questionado sobre a garantia da Yamaha de que há muito potencial na nova M1, Quartararo respondeu: “Não irei responder [perguntas sobre] o potencial.” Nos últimos anos, a Yamaha chegou à conclusão de que havia atingido o limite de desempenho de seu motor de quatro cilindros em linha, levando-a a avançar no desenvolvimento de uma moto completamente nova que incorpora um motor V4.
No entanto, Quartararo permanece cético de que a troca do motor por si só será suficiente para mudar a sorte da Yamaha na MotoGP. “Não acho que o motor V4 resolverá todos os nossos problemas, porque ainda encontramos os mesmos problemas em Barcelona e aqui”, afirmou.
Diferenças entre os Circuitos
Ele observou que, embora a situação em Barcelona tenha sido um pouco melhor, as condições da pista eram bastante diferentes. “Em Barcelona, a pista é realmente lisa. Não há muitas curvas próximas umas das outras, como aqui, nas curvas 1, 2, 3, 11, 12 e 13. Lá, é muito mais uma curva após a outra. Então, você tem muito tempo entre elas. Mas a moto é super agressiva e ainda tem um trabalho a fazer”, explicou Quartararo.
Questões Com a Frente da Moto
O piloto de testes da Yamaha, Augusto Fernandez, destacou problemas com a frente da M1 após estrear a versão V4 da moto no Grande Prêmio de San Marino no final de semana anterior. Quando as observações de Fernandez foram trazidas à tona, Quartararo comentou: “Não é realmente uma questão de sensação na frente, é uma questão de curva.”
Ele reconheceu que a sensação proporcionada pela moto de motor inline-four é realmente boa e é o ponto mais forte da moto, mas enfatizou que isso é o único aspecto positivo que possuem atualmente. “Esta [V4] talvez esteja um pouco pior no momento, mas não encontramos nenhum outro aspecto realmente positivo. Então, isso é o que vamos tentar, e vamos tentar descobrir o que é possível”, concluiu Quartararo.
Considerações Finais
Yamaha continua a enfrentar desafios significativos enquanto trabalha para melhorar o desempenho de sua nova moto V4 na MotoGP. Quartararo e sua equipe estão cientes de que ainda há muito a ser feito para que a nova M1 alcance seu potencial máximo. A equipe espera que, com mais testes e ajustes, possam resolver as questões atuais e garantir um desempenho mais competitivo nas próximas corridas.