Retorno Dramático de Enea Bastianini com a KTM em Catalunya
O retorno impressionante de Enea Bastianini com a KTM alcançou um novo patamar em Catalunya, onde conquistou seu primeiro pódio "real" com a RC16. O piloto italiano, que enfrentou dificuldades para entrar no top dez durante a primeira parte da temporada, demonstrou potencial de liderança desde que subiu ao pódio na Sprint em Brno.
Desempenho em Barcelona
Após esperar três corridas para conseguir uma colocação no pódio em um Grande Prêmio, Bastianini terminou como o melhor piloto da KTM, atrás apenas das Ducatis de Alex e Marc Márquez em Barcelona. Partindo da nona posição, Bastianini rapidamente avançou para a quinta colocação já na primeira volta. Em seguida, superou o piloto da Yamaha, Fabio Quartararo, e finalmente ultrapassou o colega de equipe da RC16, Pedro Acosta, para assumir a terceira posição na volta 11 de um total de 24.
Embora não tenha conseguido acompanhar o ritmo das Ducatis que lideravam a corrida, Bastianini conseguiu abrir uma vantagem significativa de oito segundos sobre Acosta, que estava com um pneu traseiro macio.
Declarações de Bastianini
"Foi uma corrida muito difícil e longa, mas conseguimos gerenciar bem a largada”, afirmou Bastianini. “Assim que fiquei atrás do Alex, do Marc e do Pedro, tentei manter o ritmo deles e ser suave com o acelerador. Então, o Pedro começou a perder um pouco em relação aos dois primeiros, e isso me deu a oportunidade de ultrapassá-lo."
Ele continuou: “Não foi fácil porque ele freia muito tarde, mas aproveitamos a oportunidade e conseguimos bem. Depois disso, consegui abrir uma distância em relação ao Pedro, mas os dois Márquez aumentaram o ritmo, e para mim, hoje foi impossível fazer o mesmo.”
Bastianini expressou satisfação com o resultado. “Primeiro pódio com a Tech3, sendo meu primeiro pódio real com a KTM”, destacou.
Pontuação e Melhora Contínua
Além do quinto lugar na Sprint, Bastianini somou 21 pontos em Barcelona, alcançando um novo recorde na temporada, superando o anterior de 14 pontos obtidos em Brno. A taxa de melhoria de Bastianini é evidenciada pelo fato de que seu terceiro melhor fim de semana foi de apenas 9 pontos (de um total de 37) no Circuito das Américas (COTA).
Celebração com a Equipe
O pódio de Bastianini foi celebrado pelo novo chefe de equipe, Guenther Steiner, que assistiu à corrida ao lado de Herve Poncharal. “Foi lindo. Temos o antigo e o novo chefe juntos na mesma corrida!” comentou Bastianini, em referência à recepção calorosa que Steiner recebeu. “Em Brno, tivemos o novo CEO da KTM e fizemos o pódio na Sprint. Agora, temos o novo chefe da Tech3 e um pódio em Grande Prêmio. Estou aguardando notícias [sobre quem virá para] Misano!”
O resultado de Bastianini foi o primeiro pódio da Tech3 em um domingo desde que Pedro Acosta conquistou a mesma posição no Grande Prêmio da Tailândia de 2024. O gerente da equipe, Nicolas Goyon, comentou: “Este primeiro pódio da temporada já estava sendo esperado há algumas corridas e é uma grande recompensa por todo o trabalho realizado com a equipe. A corrida na Hungria [com duas desistências] não era para ser, mas ele realmente queria mostrar seu potencial aqui em Barcelona. Ele conquistou esse pódio de maneira impressionante, e todos nós estamos muito felizes por ele!”
Desempenho do Companheiro de Equipe
O companheiro de equipe de Bastianini, Maverick Viñales, que estava se recuperando de uma lesão, cruzou a linha de chegada na 13ª posição.