Haas Realiza Shakedown do Carro de Fórmula 1 de 2026
A equipe Haas se tornou a mais recente a realizar o shakedown de seu carro de Fórmula 1 para a temporada de 2026, enquanto os times se preparam para o primeiro teste oficial sob as novas regulamentações.
Primeiros Testes com Oliver Bearman
O piloto Oliver Bearman, que está em sua segunda temporada na Fórmula 1, foi o responsável por dar as primeiras voltas no Haas VF-26 no circuito de Fiorano, da Ferrari, no último sábado. Durante essa atividade, Bearman utilizou pneus especiais de demonstração da Pirelli, como parte da alocação de filmagens da equipe. Em uma breve publicação nas redes sociais, a equipe americana compartilhou uma imagem de Bearman saindo da garagem em Fiorano, acompanhada da legenda: "O VF-26 está vivo".
Primeira Exibição do VF-26
Esse shakedown também marcou a primeira vez que a Haas revelou imagens reais de seu carro para 2026, uma vez que anteriormente havia mostrado apenas renderizações digitais durante o lançamento online, realizado no dia 19 de janeiro. A atividade da Haas ocorreu um dia após a Ferrari ter levado o SF-26 ao mesmo local, na sexta-feira, para um evento de demonstração, onde Lewis Hamilton e Charles Leclerc revezaram-se na condução do veículo.
Parceria com a Ferrari
A Haas mantém uma longa parceria com a Ferrari na Fórmula 1 e continuará utilizando os motores do fabricante italiano neste ano. As novas regras para a temporada de 2026 exigem uma divisão quase igualitária entre a potência gerada pelo sistema de combustão interna e a unidade híbrida.
Novos Patrocínios e Desenvolvimento
O ano de 2026 é significativo para a Haas também por outra razão, já que a equipe expandiu sua parceria com a Toyota, que agora se tornou sua patrocinadora principal. O VF-26 conduzido por Bearman em Fiorano exibia uma marca significativa da Toyota Gazoo Racing na asa dianteira e na cobertura do motor.
Avanços nas Testes
Com o shakedown concluído, sete das 11 equipes do grid já realizaram alguma forma de testes com seus carros de 2026: Audi, Cadillac, Alpine, Mercedes, Racing Bulls, Ferrari e agora Haas. Apenas a Williams, Red Bull, Aston Martin e a atual campeã McLaren ainda não tiveram suas primeiras saídas na pista este ano.
Entre essas equipes, a Williams parece estar mais atrasada em seu cronograma, tendo já anunciado que não participará da semana de testes em Barcelona.
Expectativas para os Testes em Barcelona
Exceto por quaisquer circunstâncias imprevistas, espera-se que as 10 equipes restantes viajem para a Espanha para os testes em Barcelona, que ocorrerão de 26 a 30 de janeiro. Embora a pista esteja reservada por cinco dias, cada equipe pode escolher apenas três dias para realizar os testes com seus carros de 2026.
A Haas já indicou que a especificação que levará a Barcelona não será idêntica àquela que utilizará na primeira corrida da temporada, o Grande Prêmio da Austrália, que está marcado para março. Isso aponta para um programa de desenvolvimento agressivo para o VF-26 logo no início da temporada.