Mudanças na Equipe da Ferrari
Análise de Martin Brundle
O ex-piloto de Fórmula 1 e analista da Sky Sports, Martin Brundle, expressou surpresa ao notar que Lewis Hamilton não havia trocado seu engenheiro de corrida mais cedo.
A Chegada de Hamilton à Ferrari
Hamilton se juntou à Ferrari em 2025, após passar 12 anos na Mercedes. O início na nova equipe exigiu um período de adaptação, durante o qual ele conseguiu vencer uma corrida no formato de sprint na China, mas não conseguiu subir ao pódio em nenhuma das etapas do campeonato de Fórmula 1 ao longo da temporada de 2025.
Relação com o Engenheiro de Corrida
Durante seu primeiro ano na equipe de Maranello, surgiram indícios de certa tensão entre Hamilton e seu engenheiro de corrida, Riccardo Adami, em determinados momentos. Essa dinâmica gerou especulações sobre a necessidade de mudanças na equipe.
Mudança de Engenheiro
Recentemente, a Ferrari confirmou que Adami será transferido para outra divisão da empresa. O novo engenheiro de corrida de Hamilton ainda não foi oficialmente anunciado. Em comunicado, a equipe declarou: "A Ferrari HP gostaria de agradecer a Riccardo por seu comprometimento e contribuição em seu papel na pista e deseja a ele todo sucesso em sua nova posição. A nomeação do novo engenheiro de corrida para o carro #44 (Hamilton) será anunciada em momento oportuno".
Expectativas de Brundle
"Fiquei surpreso que isso provavelmente não aconteceu um pouco antes, realmente, a julgar por todas as coisas que estavam acontecendo no ano passado", comentou Brundle durante uma aparição nos Prêmios Autosport de 2026. Ele acrescentou que "Lewis precisa trabalhar com uma equipe que compreenda a ‘linguagem de Lewis’ quando ele está dentro do carro, o que tudo isso significa e como interpretar o que ele realmente necessita ao volante".
Reflexões sobre a Performance
Brundle também destacou que, ao escutar as comunicações via rádio e observar o desempenho, embora a equipe tenha tentado apresentar uma imagem positiva ao longo da última temporada, era evidente que algo precisava mudar.
Nova Identidade Visual da Ferrari
No dia 23 de janeiro, a Ferrari revelou a nova pintura de seu carro para a temporada de Fórmula 1 de 2026, que será utilizada durante os testes privados na próxima semana. O novo design apresenta mais acentos brancos sobre uma base vermelha brilhante, com toques de azul que correspondem ao patrocinador principal da equipe, HP.
Início da Temporada de 2026
A temporada de 2026 começará com o Grande Prêmio da Austrália, programado para ocorrer entre os dias 6 e 8 de março, seguido pelo Grande Prêmio da China na semana seguinte.