Mudanças na Yamaha para a Temporada Final da Era 1000cc/Michelin
A Yamaha implementou uma mudança significativa com a introdução do motor V4 para a temporada final da era 1000cc/Michelin, o que significa que a fábrica competirá com três máquinas muito diferentes ao longo de três temporadas. Este movimento é inédito na era moderna do MotoGP.
Transição para o Novo Motor
O ano de 2026 marca o ponto médio desse processo, com o novo motor V4 substituindo a máquina anterior de motor em linha. Contudo, essa configuração do motor V4 terá uma duração limitada, pois será substituída por um novo motor de 850cc/Pirelli, que será necessário para atender às novas regras que entrarão em vigor em 2027.
Investimentos e Desenvolvimento
“O ano passado teve um investimento realmente significativo”, afirmou Massimo Meregalli, diretor da equipe Monster Yamaha, em entrevista ao site Crash.net durante o lançamento da equipe em Jacarta na quarta-feira. “Conseguimos continuar o desenvolvimento do antigo motor de quatro cilindros em linha, ao mesmo tempo em que trabalhávamos no novo V-1000 e iniciávamos o design e a produção do motor de 850.”
Meregalli explicou que, neste ano, a Yamaha passou de três projetos paralelos para dois. “O motor de 850 está pronto. Tentaremos entrar na pista o mais rápido possível. Não creio que antes de dois ou três meses, mas tudo está indo na direção certa”, comentou.
Testes e Novas Regulamentações
“Com certeza, no início, o motor de 850cc será testado, provavelmente com a moto atual e talvez utilizando já a aerodinâmica de 2027, uma vez que muitas coisas estão mudando com as novas regulamentações”, acrescentou Meregalli. “Então, com certeza, não vamos nos entediar este ano.”
Futuro da Yamaha no MotoGP
Embora a mudança para o motor V4 tenha sido feita para tirar proveito do atual composto de pneus Michelin, Meregalli afirmou que não há possibilidade de um motor em linha quatro retornar para a era Pirelli. “Não, porque conforme as regulamentações de 2027 foram escritas, a melhor configuração possível de motor é a V”, disse ele. “É por isso que antecipamos em um ano, para começar a entender como fazer a moto funcionar com esse motor em 2026.”
Atualmente, Toprak Razgatlioglu, da Pramac, é o único piloto da Yamaha confirmado para 2027. Meregalli indicou que ainda não iniciaram as discussões contratuais com o piloto estrela Fabio Quartararo.
Desenvolvimentos de Concorrentes
Enquanto isso, a KTM e a Honda já colocaram versões iniciais de seus motores de 850cc do MotoGP em pista em testes secretos, com a Ducati e a Aprilia planejando uma estreia na primavera.