Jorge Martin e suas cirurgias recentes
Jorge Martin passou por duas cirurgias nas últimas semanas para tratar das lesões que sofreu no ano passado e, segundo informações obtidas pela Motorsport.com, é quase certo que ele não participará do primeiro teste da pré-temporada da MotoGP.
Detalhes das cirurgias
As intervenções cirúrgicas foram necessárias devido às lesões que Martin contraiu durante sua carreira. A primeira cirurgia foi realizada para corrigir uma lesão no osso escafoide da mão esquerda, que ele machucou em fevereiro do ano passado. A segunda cirurgia foi necessária para reparar a clavícula direita, que foi fraturada em 27 de setembro durante o início da corrida sprint do Grande Prêmio do Japão.
Martin já havia se submetido a operações para tratar ambas as lesões no ano passado, mas a recuperação não estava progredindo de forma satisfatória. Embora o campeão de 2024 tenha voltado a andar de moto após as lesões, ele não se sentia fisicamente em plenas condições.
Opções e exames médicos
Devido à sua condição, o piloto da Aprilia decidiu realizar novos exames médicos, que foram decisivos para a escolha de realizar mais procedimentos cirúrgicos. No último mês, ele combinou a recuperação física com treinos na academia, mas não pilotou uma motocicleta desde o teste em Valência, realizado em novembro.
Dúvidas sobre a participação em Sepang
Enquanto aguarda atualizações da Aprilia sobre todo o processo de recuperação, informação que a fabricante não divulgou durante o lançamento da semana passada, a Motorsport.com entende que Martin está se recuperando de forma satisfatória. No entanto, ele não estará presente no primeiro teste oficial da pré-temporada, que acontecerá em Sepang, de 3 a 5 de fevereiro.
Presença na equipe
Isso não significa que Martin não poderá viajar para a Malásia, onde poderá acompanhar sua equipe e acompanhar de perto o desenvolvimento da RS-GP26 a partir da garagem. Além disso, ele participará do evento de lançamento da temporada da MotoGP em Kuala Lumpur, que ocorrerá nos dias 6 e 7 de fevereiro. Este é um evento que Martin não pôde comparecer no ano passado devido à sua lesão.
Substituição e expectativas
Lorenzo Savadori, o piloto de testes e desenvolvimento da fabricante com sede em Noale, será encarregado de substituir o espanhol em Sepang, assim como fez no ano anterior, quando participou de treze corridas no lugar de Martin. O piloto agora espera conseguir voltar a andar na Aprilia completamente recuperado para o segundo teste da pré-temporada, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de fevereiro em Buriram. A temporada de 2024 terá início em 1º de março, com o Grande Prêmio da Tailândia.
Lesões do ano passado
No ano passado, que foi o primeiro de Martin com a Aprilia, ele se lesionou no primeiro dia do teste em Sepang e acabou perdendo o restante da pré-temporada. Durante o ano, ele passou por cirurgias em quatro ocasiões e conseguiu completar apenas quatro das 22 corridas realizadas, devido às múltiplas lesões que o afetaram ao longo da temporada.