Damon Hill, campeão mundial de 1996, considera “ridículo” que Valtteri Bottas tenha que cumprir uma penalização na grelha ao retornar à Fórmula 1 com a Cadillac no Grande Prêmio da Austrália.
A declaração vem após o companheiro de equipe de Bottas, Sergio Perez, ter realizado os primeiros quilômetros com o carro da Cadillac para a temporada de F1 2026 durante um shakedown em Silverstone na última sexta-feira.
Damon Hill considera a penalização de Valtteri Bottas no GP da Austrália ‘ridícula’
Deseja mais cobertura da PlanetF1.com? Adicione-nos como uma fonte preferencial no Google para sua lista de favoritos e receba notícias em que você pode confiar.
Depois de passar a última temporada como piloto reserva da Mercedes, Bottas está retornando à competição com a nova equipe da Cadillac na Fórmula 1 em 2026.
O piloto, que conquistou 10 corridas, ficou sem um assento para 2025 após ser dispensado pela equipe Sauber, que optou por uma nova formação composta por Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto, em preparação para a transição da equipe para a Audi na F1 2026.
Nesta temporada, Bottas fará parceria com Perez, ex-piloto da Red Bull e vencedor de seis Grandes Prêmios, na equipe Cadillac.
Bottas recebeu uma penalização de cinco posições na grelha em sua última corrida pela Sauber no Grande Prêmio de Abu Dhabi de 2024, após uma colisão com o carro de Kevin Magnussen, da Haas.
Conforme revelado pelo PlanetF1.com, foi informado no ano passado que Bottas deverá cumprir sua penalização na sua estreia pela Cadillac na abertura da temporada de 2026, na Austrália.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fez ajustes nos regulamentos esportivos para a F1 2026, garantindo que as penalizações sejam apagadas do histórico de um piloto caso a punição não seja cumprida dentro de 12 meses a partir da infração original.
Entretanto, como a penalização de Bottas foi aplicada antes que a mudança nas regras fosse ratificada, o piloto finlandês será obrigado a perder cinco posições no grid em Melbourne.
Hill, que conquistou o campeonato mundial com a Williams em 1996, expressou sua insatisfação com a situação nas redes sociais.
Utilizando a função de stories do Instagram, que permite a postagem de imagens e vídeos por um período máximo de 24 horas, Hill comentou sobre a penalização de Bottas no Grande Prêmio da Austrália: “Que absurdo.”
Valtteri Bottas e Sergio Perez retornam com a Cadillac na temporada de F1 2026
Contratos de pilotos da F1: Qual é a situação contratual de cada piloto na grelha da F1 2026?
Um guia de cinco etapas para ser o companheiro ideal de equipe na F1: Lições de Perez, Bottas e outros.
Em uma declaração emitida ao PlanetF1.com em agosto passado, um porta-voz da FIA afirmou que não existe um mecanismo para eliminar retrospectivamente a penalização de Bottas, sendo que a mudança nas regras para a F1 2026 foi projetada para evitar a repetição de situações semelhantes no futuro.
O porta-voz declarou: “Atualmente, a penalização permanecerá, pois não há um mecanismo para alterar retroativamente a penalização que foi aplicada de acordo com os regulamentos vigentes na época.”
“A mudança de regulamento tem como objetivo evitar que situações anômalas semelhantes ocorram no futuro.”
Bottas já conquistou o Grande Prêmio da Austrália, tendo iniciado sua temporada de 2019 com uma vitória em Albert Park.
Quer ser o primeiro a saber informações exclusivas do paddock da F1? Junte-se ao nosso canal de transmissão no WhatsApp para ficar por dentro das últimas novidades de nossa equipe de jornalistas credenciados.
Você também pode se inscrever no canal do YouTube da PlanetF1 para recursos exclusivos, ouvir nossos jornalistas do paddock com histórias do coração da Fórmula 1 e muito mais!
Leia a seguir: Primeira reação da Cadillac F1 enquanto Perez e Bottas quebram o silêncio sobre o shakedown em Silverstone.