Temporada de Fórmula 1 de 2025: A Recuperação de Max Verstappen
A temporada de Fórmula 1 de 2025 não resultou em um novo título mundial para a equipe Red Bull, mas será lembrada pela notável recuperação de Max Verstappen.
Sensações de Verstappen em Abu Dhabi
O piloto holandês declarou em Abu Dhabi que se sentia ainda melhor do que no ano anterior. Essa afirmação pode parecer surpreendente, uma vez que ele era o campeão mundial em 2024. No entanto, naquele momento, Verstappen já começava a perceber que havia problemas internos na Red Bull, uma tendência que se estendeu para a primeira metade de 2025. Ele notou essas deficiências já durante os testes de inverno em Bahrain, onde se deu conta de que as principais fraquezas do modelo RB20 ainda estavam presentes em seu sucessor.
Mudanças na Red Bull após a pausa de verão
Somente após a pausa de verão a Red Bull conseguiu reverter a situação. Isso ocorreu em parte porque a equipe desenvolveu seu carro de 2025 por mais tempo do que a maioria de seus concorrentes. Em uma reunião de fim de temporada, o diretor da equipe, Laurent Mekies, deixou claro que essa foi a única decisão correta.
Mekies afirmou que continuar o trabalho no RB21 custou tempo que poderia ter sido alocado para o projeto de 2026, mas, dada a situação da equipe, não havia melhores alternativas. Ele explicou: “Acho que se tornou bastante óbvio para nós que não queríamos simplesmente virar a página e ter a esperança de que, enquanto o carro de 2025 não estava no nível necessário para lutar pelo título, estaríamos bem fazendo isso em 2026. Não queríamos seguir por esse caminho.”
A Decisão de Focar em 2025
A escolha de focar no projeto de 2025 teve suas consequências, mas, segundo o diretor francês, valeu a pena. Mekies comentou: “E sim, podemos ter perdido algum tempo fazendo isso, mas não queríamos seguir pela rota do pensamento wishful thinking. Então, para voltar ao ponto, foi uma decisão difícil? Não, é algo que estamos muito, muito convencidos desde o início.”
De acordo com Mekies, a reviravolta de 2025 é valiosa para a próxima temporada de várias maneiras. Validar os métodos de trabalho e as ferramentas foi, de longe, o aspecto mais importante, mas mesmo conhecimentos mais específicos podem ser aplicados, apesar da grande reformulação nas regulamentações técnicas. Ele destacou: “Claro que há uma enorme quantidade de aprendizado. Primeiro nas metodologias – o que você precisa para tornar o carro mais rápido e o que você faz para contornar as limitações dadas? Então, o aprendizado sobre os pneus, a correlação de suas ferramentas, onde você acha que é certo adicionar desempenho. As áreas comuns são enormes, mesmo com as regulamentações completamente diferentes.”
Um Impulso Necessário para a Equipe Técnica
Além disso, a reviravolta também foi significativa do ponto de vista mental, especialmente para o departamento técnico. Mekies disse: “Se ficarmos no aspecto humano por um momento, então acho que isso certamente uniu ainda mais o grupo, e isso nos dá a abordagem certa, a vibração certa e a energia certa para o próximo ano.” Ele acrescentou que isso não significa que a equipe acredita que o carro será mais rápido ou mais lento do que a concorrência, mas sim que, como grupo, a forma como operam e aceitam os desafios é benéfica.
Esse sentimento se aplica particularmente à equipe liderada por Pierre Wache. A Red Bull enfrentou dificuldades de meados de 2024 até setembro de 2025, e a reviravolta dá à equipe a confiança de que pode superar uma situação difícil, independentemente das mudanças nas regulamentações. Mekies enfatizou: “Com certeza, é um grande impulso para o departamento técnico ver o desempenho do carro no final de uma temporada como essa. E sim, isso dá confiança às pessoas. Já tínhamos essa confiança em nossa equipe porque sentimos que temos os melhores talentos. Mas isso dá confiança nas metodologias, nas ferramentas, nos KPIs que você está usando, e sim, achamos que esse tem sido o aspecto mais importante deste ano.”