Vitória Notável de Max Verstappen
A extraordinária vitória de Max Verstappen no Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 do ano passado foi considerada, pelo chefe de equipe da Red Bull, Laurent Mekies, como equivalente à sua corrida em Interlagos em 2025.
Corridas Impressionantes em São Paulo
As últimas duas corridas de Verstappen em São Paulo apresentaram algumas das mais impressionantes recuperações na história recente da Fórmula 1. Na corrida molhada de 2024, onde muitos pilotos cometeram erros, o piloto holandês saltou da 15ª para a 11ª posição na volta de abertura e lutou para chegar ao sexto lugar. Uma bandeira vermelha bem cronometrada o impulsionou para o segundo lugar, atrás de Esteban Ocon. Verstappen dominou o restante da corrida, vencendo com uma vantagem de 19,5 segundos sobre o piloto da Alpine.
Desempenho em Condições Secas
Desta vez, a pista estava seca, mas a Red Bull enfrentou uma situação embaraçosa com uma eliminação dupla na Q1 durante a qualificação, o que não acontecia desde 2006. A equipe decidiu infringir as regras do parc fermé para ajustar a configuração da suspensão de Verstappen e fornecer a ele uma nova unidade de potência, preparando o terreno para mais uma recuperação, apesar de começar a corrida da entrada dos boxes.
Verstappen conseguiu realizar nove ultrapassagens até alcançar a terceira posição e, indiscutivelmente, foi o piloto mais rápido da corrida. Seus dez melhores voltas tiveram uma média de 1m12.971s; Oscar Piastri ficou em segundo com 1m13.007s e Alex Albon em terceiro com 1m13.099s. Vale ressaltar que esses três pilotos pararam mais tarde na corrida e, portanto, estavam com pneus mais frescos e com menos combustível.
Reconhecimento pelo Desempenho
"Créditos a Max pela corrida sensacional", afirmou Mekies. "Ele venceu aqui no ano passado partindo da P16 na pista molhada [P17 no grid, mas dois pilotos à frente não largaram]. Acho que podemos concordar que foi tão sensacional quanto no ano passado trazer o carro da P3 da entrada dos boxes em uma corrida seca, relativamente tranquila."
Desafios Durante a Corrida
Verstappen conseguiu essa performance mesmo após uma parada nos boxes na sétima volta devido a um furo no pneu, que felizmente ocorreu durante uma intervenção do Virtual Safety Car. Isso permitiu que ele se livrasse do pneu duro, que não era adequado, mas também o forçou a adotar uma estratégia de três paradas.
"Para ser justo, fomos um pouco ajudados na nossa desvantagem pelo VSC, então isso limitou um pouco a perda, mas perdemos algo com certeza", reconheceu Mekies. "Se você conseguir passar algumas voltas a mais em toda a sequência – duro, médio – então, talvez nesse estágio, você não faça aquela parada final."
Reconhecimento da Concorrência
A corrida de Verstappen também rendeu elogios da concorrência, com o piloto da Red Bull quase conseguindo ultrapassar o novato da Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, para garantir a segunda posição. "Bem, é bastante interessante o grande avanço que eles fizeram hoje", comentou o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff. "Um motor novo, obviamente, sempre ajuda, como tivemos com Lewis [Hamilton] no passado."
"Wolff ainda acrescentou: "Mas você nunca pode descartar Max, mesmo que ele comece do último lugar. Alguns anos atrás, foi uma corrida molhada, então você meio que se acostuma a isso, mas aquela foi uma corrida seca – essa é a razão pela qual ele é um quatro vezes campeão mundial."