Discurso do Presidente da Ferrari
O presidente da Ferrari, John Elkann, abordou o desempenho decepcionante da equipe durante o Grande Prêmio do Brasil, que resultou na queda da escuderia de Maranello da segunda para a quarta posição no campeonato de construtores, após uma corrida marcada por uma dupla desistência (DNF). Elkann afirmou que os pilotos Charles Leclerc e Lewis Hamilton precisam "focar na pilotagem e falar menos".
Vitória no Campeonato de Endurance
Elkann destacou a conquista dos títulos mundiais de Endurance no Bahrein, que proporcionou um sentimento extraordinário à equipe. "Vencer tanto o campeonato de construtores quanto o de pilotos demonstra que quando a Ferrari está unida, quando todos trabalham juntos, podemos alcançar coisas verdadeiramente grandiosas", afirmou o presidente em entrevista à Sky Sports Itália.
Decepção no Brasil
O presidente expressou sua insatisfação em relação ao Grande Prêmio do Brasil. "Foi uma grande decepção. Ao analisarmos o campeonato de Fórmula 1, podemos afirmar que temos nossos mecânicos, que estão, basicamente, vencendo o campeonato com seu desempenho e tudo o que foi realizado durante os pit stops. Nossos engenheiros melhoraram indiscutivelmente o carro. Mas no que diz respeito ao restante, ainda não está à altura", comentou Elkann.
Ele acrescentou: "Certamente temos pilotos que precisam se concentrar mais na pilotagem e falar menos. Ainda temos corridas importantes pela frente, e não é impossível alcançar a segunda posição [no campeonato de construtores]. Essa é a mensagem mais importante, pois o Bahrein é a demonstração de que, quando todos na Ferrari trabalham juntos, nós vencemos."
Desempenho no Grande Prêmio do Brasil
Ao iniciar o fim de semana do Grande Prêmio do Brasil, a Ferrari ocupava a segunda posição no campeonato de construtores. No entanto, uma qualificação de sprint mista resultou em Leclerc e Hamilton começando a corrida de sprint em oitavo e décimo primeiro lugares, respectivamente. Apesar de conseguirem converter essas posições em quinto e sétimo lugares, isso não foi suficiente para manter a Mercedes à distância, já que a equipe de Brackley superou a Ferrari na classificação com os segundo e terceiro lugares.
Retiradas durante a Corrida
Infelizmente, para a equipe liderada por Fred Vasseur, o final de semana continuou a deteriorar-se. Leclerc iniciou a corrida a partir da terceira posição no grid, mas acabou se retirando após uma colisão com Andrea Kimi Antonelli e Oscar Piastri. Hamilton, que partiu da décima terceira posição, também abandonou devido a danos resultantes de colisões iniciais com Carlos Sainz, da Williams, e Franco Colapinto, da Alpine.
A dupla desistência, combinada com uma impressionante corrida de Max Verstappen, da Red Bull, que saiu da entrada dos boxes para alcançar a terceira posição, fez com que a Ferrari terminasse o fim de semana na quarta posição na classificação geral.
Reflexões de Hamilton
Hamilton foi particularmente crítico ao refletir sobre o fim de semana. "É um pesadelo", declarou à Sky Sports F1 após a corrida. "Estou vivendo isso há algum tempo. A mudança entre o sonho de pilotar para essa equipe incrível e o pesadelo dos resultados que temos tido."
Ele continuou: "Os altos e baixos. É desafiador. Amanhã vou me reerguer. Vou continuar treinando. Vou continuar trabalhando com a equipe. Eu realmente queria conquistar bons pontos para eles este fim de semana, mas voltarei o mais forte que puder na próxima corrida e tentarei me recuperar."
Situação do Campeonato
Com três corridas restantes na temporada, a disputa pela segunda posição no campeonato de construtores está acirrada, com 36 pontos separando Mercedes, Red Bull e Ferrari.