Penalidade de Hamilton
O chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur, afirmou que a penalidade de 10 segundos imposta a Lewis Hamilton durante o Grande Prêmio do México foi "muito, muito severa" e "não muito bem administrada".
Detalhes da Penalidade
Hamilton recebeu a penalidade por ter deixado a pista e ganho uma "vantagem duradoura" após uma intensa disputa com o quatro vezes campeão Max Verstappen. O comunicado oficial dos comissários destacou que "o carro 44 (HAM) travou os freios, saiu da pista na Curva 4 e utilizou a área de grama ao retornar na direção da Curva 5. Como o piloto não conseguiu seguir o trajeto prescrito pelo Diretor de Corrida ao longo da ‘linha amarela’ devido a uma velocidade excessiva, não se considera que tenha ocorrido uma violação das Notas do Diretor de Corrida."
No entanto, o relatório acrescentou que "ao deixar a pista e cortar a curva, o piloto ganhou uma vantagem duradoura, ultrapassando o carro 1 (VER) e não devolvendo a posição posteriormente. Portanto, a penalidade padrão por deixar a pista e ganhar uma vantagem duradoura foi imposta."
Como resultado, Hamilton terminou o Grande Prêmio do México na oitava colocação, após ter partido da terceira posição. Vasseur afirmou que a penalidade custou a Hamilton a quarta colocação.
Comentários de Vasseur
"Isso nos custou P4… Uma coisa é a penalidade, com certeza, que não seguimos as notas do diretor de corrida. Mas 10 segundos, eu não me lembro de alguém receber 10 segundos", explicou o francês. "Se você considerar, se você tiver a visão global, dizendo que Max cortou a curva antes, ele cortou a chicane, na grama, 100 metros. Eu acho que não foi muito bem gerido, honestamente."
Vasseur também destacou que "porque você está no México, além disso, não estou dizendo que você deve adaptar a penalidade à pista, mas você precisa entender o que está fazendo. Ele tomou os 10 segundos. Isso nos deixou atrás do grupo e não conseguimos ultrapassar."
Impacto da Penalidade
"Após a parada nos boxes, você não tem problemas para se recuperar. Isso nos custou, provavelmente, P4, mesmo com os cinco segundos, eu acho que ainda estávamos em P4. Mas com 10 segundos…", disse Vasseur.
O chefe da Ferrari discutiu mais sobre a penalidade de Hamilton em entrevista à emissora Sky Sports Alemanha. "Acho que, de forma geral, foi um bom final de semana. Tivemos um ritmo muito forte ontem na classificação, com P2 e P3, e hoje acho que Lando estava um passo à frente pelo menos, e era difícil imaginar fazer melhor do que P2", acrescentou.
Vasseur também mencionou que "o lado negativo, ou o lado desfavorável, é provavelmente a penalidade. Eu achei a penalidade um pouco severa — 10 segundos é muito, muito severo porque isso nos deixou atrás de todo o grupo, e no México é tão difícil ultrapassar que isso nos custou."